Quinta-feira, 01 de maio de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil MPF denuncia Lula e Gilberto Carvalho por corrupção passiva na Operação Zelotes

Compartilhe esta notícia:

O MPF (Ministério Público Federal) no Distrito Federal apresentou denúncia por corrupção passiva contra o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A denúncia, oferecida dentro da Operação Zelotes, afirma que Lula editou uma medida provisória para favorecer empresas do setor automotivo em troca de recebimento de propina. Também foi denunciado por corrupção passiva o então chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho.

Segundo os investigadores, as empresas beneficiadas pagaram a propina a intermediários, que ficaram encarregados de repassar o dinheiro para os agentes políticos. Ainda de acordo com o MPF, os participantes do esquema prometeram R$ 6 milhões para Lula e Carvalho. O dinheiro, segundo as investigações, era para custear campanhas eleitorais do PT.

“Diante de tal promessa, os agentes públicos, infringindo dever funcional, favoreceram às montadoras de veículo MMC e Caoa ao editarem, em celeridade e procedimento atípicos, a Medida Provisória n° 471, em 23/11/2009, exatamente nos termos encomendados”, diz um trecho da denúncia.

Além de Lula e Carvalho, também foram denunciados:

José Ricardo da Silva (ex-conselheiro do Conselho Administrativo da Receita Federal) – corrupção ativa;

Alexandre Paes dos Santos (lobista) – corrupção ativa;

Paulo Arantes Ferraz (empresário) – corrupção ativa;

Mauro Marcondes Machado (empresário) – corrupção ativa;

Carlos Alberto de Oliveira Andrade (empresário) – corrupção ativa. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Joesley e Saud embarcam em SP com destino a Brasília
O rumo do grupo empresarial JBS/Friboi é alvo de preocupação no mercado, após a prisão de Joesley Batista
https://www.osul.com.br/mpf-denuncia-lula-e-gilberto-carvalho-por-corrupcao-passiva-na-operacao-zelotes/ MPF denuncia Lula e Gilberto Carvalho por corrupção passiva na Operação Zelotes 2017-09-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar