Domingo, 22 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux MPRS lança campanha contra uso e comércio de cigarros eletrônicos

Compartilhe esta notícia:

A mobilização busca alertar a sociedade, em especial pais, educadores e instituições. (Foto: Reprodução)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Riscos do vape

O Ministério Público do RS iniciou na sexta-feira (20) uma campanha integrada de conscientização, prevenção e repressão ao uso e à comercialização de cigarros eletrônicos, que tem a venda proibida no Brasil. A mobilização busca alertar a sociedade, em especial pais, educadores e instituições, sobre os riscos de produtos ilegais que têm sido banalizados e causado impactos à Saúde.

Saúde em debate

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados receberá em março a ministra da Saúde da Dinamarca, Sophie Løhde, para um encontro técnico em Brasília. Liderada pelo deputado Giovani Cherini (PL-RS), a reunião debaterá prioridades e desafios comuns do setor, buscando estreitar colaborações e o intercâmbio de experiências entre os dois países.

Candidatura em avaliação

Ex-deputado federal, o passo-fundense Beto Albuquerque (PSB) sinalizou que avalia retomar a vida pública e disputar as eleições de 2026, ainda que sem cargo definido. Em entrevista à Rádio Uirapuru, o ex-parlamentar declarou que amadurece a possibilidade junto ao partido e deve anunciar a decisão final nos próximos meses.

Jovens Protagonistas

A Secretaria de Cultura do RS iniciou neste sábado as atividades da segunda edição da Residência Criativa para Jovens Protagonistas Comunitários, em Porto Alegre. A ação, voltada à formação de jovens “capazes de liderar a própria jornada pessoal, acadêmica e profissional”, oferece oficinas, rodas de conversa, desafios práticos e vivências criativas para o desenvolvimento de diferentes competências.

Ferrovias em pauta

Dando sequência ao roteiro pelo Estado, a Comissão Especial da Assembleia Legislativa sobre a Malha Ferroviária do RS vai a Cruz Alta nesta segunda-feira para audiência pública na Câmara de Vereadores. O encontro é o segundo de nove debates previstos para diagnosticar trechos inativos e alinhar a participação gaúcha no novo plano federal de concessões para o setor.

Obras paralisadas

O deputado estadual Marcus Vinícius (PP) requereu à Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia a realização de uma audiência pública na Câmara de Tapes para discutir a paralisação das obras de duplicação da BR-116 no trecho que liga o município a Camaquã. A reunião busca articular a retomada dos trabalhos e cobrar soluções urgentes para o trevo de acesso a Sentinela do Sul e Cerro Grande do Sul, ponto crítico onde a interrupção da infraestrutura tem provocado acidentes.

Debate apressado

Durante audiência pública em Lajeado, na sexta-feira, a CPI dos Pedágios da Assembleia Legislativa voltou a defender a suspensão do leilão do Bloco 2 de rodovias, agendado para 13 março. Relator do colegiado, o deputado estadual Miguel Rossetto (PT) afirma que, diante de “desequilíbrios graves” identificados no contrato do processo, a discussão não pode ocorrer de maneira “apressada”.

Missão na Europa

O Sistema Fecomércio-RS lançou sua terceira Missão Empresarial, que levará empreendedores gaúchos à Espanha em junho para uma imersão em inovação nas cidades de Madri e Barcelona. Com foco no futuro do varejo, o roteiro inclui reuniões estratégicas com grandes players do mercado e participação no Shoptalk Europe, uma das conferências de tecnologia e consumo mais influentes do continente.

Restrição antecipada

O deputado Maurício Marcon (PL-RS) quer antecipar para 1º de janeiro o início das restrições impostas às emissoras de rádio e TV em anos eleitorais. A proposta amplia o rigor da Lei das Eleições, proibindo que veículos de comunicação privilegiem ou critiquem candidatos em sua programação normal e noticiário logo no início do ano do pleito.

Golpe digital

Criminosos vêm utilizando o nome do deputado federal Danrlei de Deus (PSD) para aplicar golpes via WhatsApp que resultam na invasão de celulares e perdas financeiras. A defesa do parlamentar já formalizou uma notícia-crime junto ao DEIC e ao Ministério Público para identificar a quadrilha, da qual há registro de vítimas em diferentes regiões do Estado.

Retomada da reciclagem

A prefeitura de Porto Alegre entrega nesta terça-feira, no bairro Floresta, as obras de reforma das Unidades de Triagem Anjos da Ecologia e Reciclando pela Vida, atingidas pela enchente de 2024. As melhorias fazem parte do Programa Recomeços, que foca na reestruturação física e na qualificação profissional dos trabalhadores para impulsionar a rede de reciclagem no município.

Verificação identitária

Termina nesta quarta-feira o prazo para inscrições de entidades da sociedade civil interessadas em compor a Comissão Especial de Verificação Identitária de Porto Alegre. O colegiado é responsável pela avaliação do ingresso de candidatos transexuais e travestis inscritos em concursos públicos da Capital.

Segurança prisional

A Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo concluiu na última semana a instalação de 210 metros quadrados de telas de proteção no Presídio Estadual de Lajeado para ampliar o controle do pátio de sol. A obra utilizou mão de obra de apenados e recursos do Tesouro Estadual, visando coibir o arremesso de materiais ilícitos e fortalecer a segurança da unidade.

Ameaça espiritual

A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça consolidou o entendimento de que a grave ameaça espiritual para obter vantagem financeira configura o crime de extorsão. O entendimento, que ratificou decisão do Tribunal de Justiça do RS, manteve a condenação de uma benzedeira gaúcha que constrangeu uma cliente a entregar R$135,5 mil sob o pretexto de livrar sua família de um suposto feitiço de morte.

Bruno Laux

@obrunolaux

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Força, Ucrânia
Doze anos sem reposição salarial e a saúde mental do servidor penitenciário gaúcho
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vanderlei Ochoa
22 de fevereiro de 2026 07:22

Único colunista honesto e ético de toda a pampa. Notícias reais, sem distorções ou parcialidade. Como ouvimos a rádio pampa verificamos que existe mais um comentarista da rádio pampa que traduz a verdade dos fatos: NANDO DONEL. Faz uma análise bem coerente, mesmo sendo rebatido por coleguinhas da direita golpista que tentam induzir o ouvinte ao erro. Jornalismo honesto e ético só beneficiam o povo, o Brasil é a DEMOCRACIA. Parabéns laux. E cuidado: nunca se junte aos maus ele.entos .

Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x