Quinta-feira, 04 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de setembro de 2015
Garotas de 20, 30 anos: morram de inveja das mulheres que passaram dos 50. Elas estão arrasando. Foi-se a época em que você olhava para a sua avó ou mesmo para a sua mãe e pensava: “Vou ficar gordinha e flácida”. Hoje, basta ficar atenta aos hábitos diários para continuar linda com o passar dos anos.
A receita básica para se cuidar é extremamente simples. “Quem mantém uma alimentação saudável e uma atividade física não sente muita modificação do peso com o passar do tempo. Ou seja, uma mulher de 50 anos pode pesar o mesmo que pesava aos 20 anos”, garante a endocrinologista Maria Angela Zaccarelli Marino.
Naturalmente, cada faixa etária passa por alterações hormonais, metabólicas e fisiológicas específicas. Por isso, a mulher de cada idade merece recomendações específicas. Fazer exercícios físicos é importante em todas as fases da vida. E na maturidade, as vantagens são maiores ainda. Existem algumas restrições que precisam ser avaliadas em conjunto com os médicos, mas nenhuma que impeça o início de um programa básico de atividade física.
Cinquentonas.
Elas ocupam, com segurança, liberdade e leveza, espaço em todos os territórios – na profissão, na vida social, no papel de viajantes, cidadãs, amigas, namoradas de homens mais jovens ou mais velhos ou sem namorados, mas sempre com as rédeas de sua vida firmes nas mãos.
Após dois casamentos longos, a designer floral Rosana Thomaz experimenta, aos 55 anos, a solteirice. “Fui saber o que era estar solteira só há dois anos e meio. Casei-me jovem e, logo que me separei do primeiro marido, casei com o segundo. Então, nunca tive tempo para mim e para curtir com as amigas”, diz ela.
A nova fase é repleta de novidades. “Senti insegurança no início e sei que alguns homens têm preconceito em relação à idade da mulher, mas não me preocupo. Tenho consciência de que uma noite divertida com as amigas vale muito mais do que estar em um relacionamento só pela conveniência de ter alguém ao lado.” Além da mudança no campo pessoal, foi pouco antes dos 50 anos que Rosana descobriu a profissão que exerce atualmente. Formada em arquitetura, ela viajou à Europa para um curso e se apaixonou pelo trabalho com flores.
“O fato de estar fisicamente bem, com a segurança que vem com a idade e a experiência faz da mulher de 50 hoje um furacão”, explica a blogueira Consuelo Blocker, que está nos 49, mas há dois anos diz que tem 50 porque não faz diferença. “Já arredondei na minha cabeça.”
A revista americana People elegeu a atriz Sandra Bullock, de 50 anos, a mulher mais bonita do mundo para a edição especial deste ano. Segundo o site da revista, Sandra diz não se levar muito a sério quando se trata de sua aparência. A atriz conta que apenas riu quando soube que havia sido escolhida. “A beleza verdadeira é discreta. É muito difícil não dizer ‘eu preciso ter tal aparência’”, conta. “As pessoas que acho mais bonitas são as que não estão atrás disso.”