Segunda-feira, 13 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de janeiro de 2016
Há mais sete anos a capitã Patrícia Leal, 27 anos, trabalha no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, no centro do Rio. Em dezembro, ela conquistou novo posto: foi eleita musa de torcidas rubro-negras após ter feito um ensaio fotográfico com trajes do Flamengo. Não é à toa que hoje Patrícia coleciona quase 9 mil seguidores no Instagram.
“Vou para a rua algumas vezes a cada mês. Trabalhei em quase todas as grandes tragédias que aconteceram no Estado, como o deslizamento da encosta do Morro do Bumba, em 2010, e o desastre climático na Região Serrana, em 2011. Esta última foi a mais marcante, uma experiência muito triste. Mas o agradecimento dos moradores compensou”, ressalta Patrícia.
Para ela, o sucesso nas redes sociais pode ser explicado pela admiração das pessoas por seu ofício, mas admite que seu charme e o fato de ser uma mulher em uma corporação com predominância masculina também tem uma parcela de culpa. “As mulheres combatentes despertam a admiração das pessoas. Acho que não estão acostumadas a nos ver nessa posição. Quando vou combater incêndios, por exemplo, tem gente que fica surpresa. Acham que só exercemos funções administrativas, internas. Quando a bombeira é bonita, então, causa mais estranheza ainda”, afirma.
A tenente Flávia Lyra, 28, também faz sucesso no Instagram, onde tem mais de 2,4 mil seguidores. Ela trabalha no mesmo quartel que Patrícia. Entre fotos de viagens e no serviço, há muitas outras que revelam sua outra paixão, além da profissão: o fisiculturismo.
“Competi pela primeira vez na categoria Wellness – voltada para mulheres com pernas grossas e cintura fina, padrão de beleza das brasileiras – há alguns meses. Tive pouco tempo de preparação, mas malhei bastante e consegui vencer as outras cinco candidatas e ficar em primeiro lugar”, conta a bombeira, confessando que é bastante rigorosa com a malhação. A preocupação com o corpo tem também outro motivo: no carnaval, Flávia vai desfilar pela Imperatriz Leopoldinense.
Yasmim Bantim é a mais nova das três: tem 21 anos e formou-se em dezembro no Curso de Formação de Oficiais do CBMERJ, cuja duração é de três anos. Junto com o namorado, que também é bombeiro, a jovem mantém uma conta no Instagram em que dão dicas fitness para os seguidores. A boa forma e a beleza de Yasmim chamam atenção.
“Faço atividades físicas cinco vezes por semana e sigo uma dieta restrita, mas saudável. Não tenho muita neura com comida. Quando dá vontade, como, mas com equilíbrio”, afirma.