Terça-feira, 09 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de dezembro de 2025
Flores da Cunha (foto) foi atingida por um tornado na segunda-feira.
Foto: Defesa Civil/DivulgaçãoAs tempestades provocadas pela formação de um ciclone extratropical deixaram um rastro de destruição no Rio Grande do Sul.
Conforme dados da Defesa Civil, emitidos nesta terça-feira (9), 14 municípios registraram danos em razão das fortes chuvas que ultrapassaram os 150 milímetros em Venâncio Aires, e do tornado com ventos superiores aos 100 km/h em Flores da Cunha.
A confirmação do fenômeno meteorológico veio da análise do levantamento de imagens do local, obtidas pelas equipes do Departamento de Gestão de Desastres que, desde o ocorrido, se encontram na região.
As imagens aéreas dos danos na comunidade de Alfredo Chaves, interior de Flores da Cunha, mostram que a localidade foi atingida por um tornado nessa segunda (8). O padrão de danos indica que os destroços foram jogados em diferentes direções, o que caracteriza o fenômeno. Não há registro de feridos.
Municípios atingidos
1. Antônio Prado: danos em telhados de quatro residências e queda de árvores. Bombeiros voluntários deslocaram ao local para entrega de lonas e corte de árvores.
2. Barão: falta de energia elétrica em todo município, além de fogo em uma residência (informações preliminares apontam curto após a reativação da energia). Família foi alojada em outra residência.
3. Caxias do Sul: estragos em telhados de cinco residências, destelhamento de um galpão e alagamento em uma rua.
4. Estrela: telhado de um galpão atingiu a rede de energia de Linha São Jacó Bainha, no interior. Defesa Civil municipal e Coordenadoria Regional já acionaram concessionária de energia para atendimento técnico.
5. Farroupilha: danos em telhado de uma residência, deixando a família desalojada, e falta de energia em pontos de três bairros em função de queda de árvores. Bombeiros e Defesa Civil do município deslocaram ao local para distribuição de lonas e corte de árvores.
6. Flores da Cunha: danos em 43 residências, no telhado da Igreja da Comunidade, UBS, escola e comércios da localidade de Alfredo Chaves, interior do município. Equipes acompanham a situação e levantamento segue sendo feito no local.
7. Garibaldi: estragos em duas residências, que foram atingidas por queda de árvores, postes caídos e galhos, que afetaram a rede elétrica deixando parte da cidade sem energia elétrica, além de arvores caídas nas rodovias. Foi reportado também um incêndio na entrada de energia de uma residência.
8. Gentil: danos em telhados de cinco residências, três galpões e na Casa do Artesão, além de árvores caídas. Defesa Civil do município distribuiu lonas.
9. Lajeado: dano em telhado de um prédio no bairro Florestal. Equipes seguem realizando levantamento para identificar outros possíveis danos.
10. Nova Pádua: danos em telhados de três residências, queda de árvores e falta de energia elétrica. Bombeiros e Defesa Civil municipal deslocaram até o local para distribuição de lonas, limpeza urbana e corte de árvores. Quatro pessoas foram alojadas na casa de familiares.
11. Pinto Bandeira: danos em telhados em duas residências. Defesa Civil municipal deslocou ao local para entrega de lonas.
12. São Vendelino: queda de árvores, obstrução de algumas vias e falta de energia elétrica. Equipes trabalham para restabelecer a normalidade.
13. Taquari: árvore caída em cima de uma residência. Árvore foi cortada para colocação de lona.
14. Teutônia: danos em telhados de três residências e queda de árvores. Uma pessoa foi alojada na casa de familiares.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul