Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cultura Aproveite o tempo em casa para visitar museus online

Compartilhe esta notícia:

É possível ver a exposição de Luzia, com a reconstituição do crânio do fóssil humano mais antigo encontrado no Brasil, antes do incêndio.

Foto: Reprodução/Google Arts & Culture
Informações digitalizadas podem salvar acervo e servir como material para exposições em realidade virtual. (Foto: Divulgação)(Foto: Reprodução/Google Arts & Culture)

Em tempos de ficar em casa, devido à pandemia do coronavírus, é possível aproveitar para conhecer o Museu da Memória Republicana, instalado no Convento das Mercês, sem viajar ao Maranhão. Considerado um dos Sete Tesouros de São Luís, está com o prédio fechado por causa da pandemia do novo coronavírus, mas abriu uma janela. No computador ou no celular é possível fazer uma visita virtual pelo museu. O passeio está disponível no site eravirtual.org.

Um passeio também pode ser feito por quadros dos pintores brasileiros Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Cândido Portinari e de grandes nomes mundiais como Rafael, Mantegna, Botticceli, Monet, Picasso, Van Gogh. Eles estão expostos no Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand).

O maior museu a céu aberto do mundo, o Inhotim, fica em Brumadinho, Minas Gerais. Suas instalações não foram atingidas pela lama da barragem do Córrego do Feijão. No tour virtual do Inhotim, é possível conhecer o Jardim Botânico e as várias obras de arte e esculturas expostas ao ar livre.

O Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) tem em seu acervo online dezenas de museus localizados em todas as regiões brasileiras.

Henrique Costa, funcionário público, achou a iniciativa fantástica. Com a crise do coronavírus, a advogada Karen Ramos por enquanto não vai poder viajar, que é o que gosta de fazer. Mas tem a internet como alternativa.

No site MET (Metropolitan Museu de Arte de Nova York) há diversos vídeos, textos e fotos das obras em exposição. Tem também um passeio de 360º pelo prédio.

A visita online ao Museu do Louvre, em Paris, possibilita ver em detalhes uma das obras mais famosas do mundo, a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Quem fizer o tour virtual pode ver o quadro e se surpreender com o tamanho da obra.

Muitos outros museus podem ser vistos, como o Reina Sofia, em Madri, na Espanha, com o famoso Guernica, de Picasso, e várias obras do espanhol Salvador Dali.

Na Argentina, o Malba (Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires) também tem visita virtual. É lá que está o Abapuru, da brasileira Tarsila do Amaral, além de obras de Cândido Portinari e do casal mexicano Frida Kahlo e Diego Rivera.

O MNBA (Museu Nacional de Belas Artes) pode ser visitado virtualmente acessando a plataforma Google Arts & Culture, que reúne diversos museus pelo mundo.

Até o Museu Nacional, incendiado em 2018, se beneficia das visitas virtuais. Nesse caso, é possível ver como era o museu também por meio do Google Arts & Culture. Enquanto isso, seguem as obras de recuperação do prédio e do acervo que foi salvo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cultura

Para vender na Páscoa, comerciantes oferecem produtos pela internet
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 13 milhões
https://www.osul.com.br/museus-promovem-visitas-virtuais-durante-pandemia/ Aproveite o tempo em casa para visitar museus online 2020-04-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar