Quinta-feira, 02 de Abril de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
23°
Fair / Wind

Dicas de O Sul Música erudita na Serra Gaúcha

Maestro gramadense Leandro Libardi Serafim

Foto: Rafael Cavalli/Divulgação
Maestro gramadense Leandro Libardi Serafim. (Foto: Rafael Cavalli/Divulgação)

Em fevereiro tem carnaval, mas em Gramado, na Serra Gaúcha, a música erudita também toma conta da cidade. A sexta edição do Gramado in Concert – Festival Internacional de Música acontece de 7 a 15 de fevereiro, oferecendo ao longo de seus nove dias de duração uma programação especial com o melhor da música erudita totalmente gratuita.

O evento conta com concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas, além de oficinas que recebem cerca de 400 alunos do Brasil e de 11 países da América Latina. O Gramado in Concert promove ainda dois concursos com o objetivo de estímulo à criação, formação e valorização de jovens músicos bem como sua profissionalização. São os concursos de Composição Erudita e Jovens Solistas que vêm crescendo a cada ano em número de inscritos e que premiam em dinheiro os vencedores que buscam esse reconhecimento.

Cabe destacar que na equipe responsável pelo sucesso do festival desponta o maestro gramadense Leandro Libardi Serafim, responsável pela coordenação artística, entre outras atribuições no evento. Entre as ações que a função exige, está auxiliar na elaboração do projeto; organizar a programação artística; organizar a programação das oficinas e práticas de grupo; selecionar os professores; encaminhar as cartas convite e de anuência para professores, artistas e grupos artísticos convidados; elaborar os materiais e esclarecer dúvidas de professores, artistas e grupos artísticos convidados; escolher em parceria com o diretor artístico e os maestros convidados os repertórios para as práticas de grupo e apresentações; disponibilizar aos arquivistas e maestros as partituras necessárias para as práticas de grupo; organizar o processo seletivo de alunos; e auxiliar o coordenador geral na transmissão de informações e demandas para diversas equipes.

O maestro Leandro concluiu o Curso de Licenciatura em Música na UFRGS e o mestrado em Educação Musical na Universidade Federal da Bahia, cursa o doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará e o doutorado em música na Université Laval, no Canadá, ambos tendo como foco o ensino coletivo de instrumentos de sopro da família dos metais. Como se não bastasse, o maestro também toca trompete, concluindo também o curso técnico em trompete na EST e já participou de diversos festivais com trompetistas renomados.

“Anualmente, tenho participado como maestro convidado das edições do festival Eurochestries em países diversos como França, China e Canadá, e neste ano estou em negociação para participar novamente em uma das edições internacionais”, destacou.

Mais informações e a programação completa do Gramado in Concert podem ser conferidas no site www.gramadoinconcert.com.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

Museu Julio de Castilhos promove atividades para comemorar seus 117 anos
Shopping João Pessoa recebe oficina de crochê e tricô de projeto beneficente
Deixe seu comentário
Pode te interessar