Terça-feira, 16 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Na Nigéria, 317 meninas são sequestradas de uma escola

Compartilhe esta notícia:

Imagem de um dormitório de uma universidade na Nigéria onde houve um sequestro em massa em 17 de fevereiro de 2021. (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Homens armados sequestraram 317 meninas de uma escola na cidade de Jangebe, na Nigéria, na sexta-feira (26), de acordo com a polícia do país.

O país vive um problema de segurança: há mais milícias armadas e sequestros em escolas estão se tornando comuns. Autoridades afirmam, mas sem se identificar, que os sequestros se tornaram mais comuns porque o governo paga os valores de resgate. O governo nega ter feito isso.

Inicialmente, só grupos islâmicos faziam sequestros em escolas, mas a tática foi adotada por outros grupos na Nigéria.

No sábado (27), a escola das jovens sequestradas estava deserta. Restavam apenas camas de metal empilhadas, colchões velhos e peças de roupa abandonadas. “Preferia que minhas duas filhas tivessem morrido”, declarou Abubakar Zaki, um pai angustiado com a situação. “Pelo menos eu as teria enterrado e sabido que estão perto de Alá, em vez de saber que estão nas mãos de bandidos.”

No começo de dezembro, 344 alunos foram sequestrados de uma escola em Kankara, no estado vizinho de Katsina, antes de serem libertados uma semana depois.

Diante de cada novo sequestro em massa, autoridades federais ou locais afirmam não pagar resgate pela libertação dos reféns, algo improvável de acordo com especialistas em segurança que temem que esse tipo de crime se multiplique na região.

Outro sequestro

As 38 pessoas, incluindo 24 crianças, sequestradas há 10 dias em uma escola no centro-oeste da Nigéria foram libertadas, anunciaram autoridades locais neste no (27), um dia após um novo grande sequestro, de 317 jovens, no norte do país.

“Na verdade, não havia 42 reféns, como pensávamos, mas 38”, explicou à AFP Sani Idris, porta-voz do governador do estado de Níger, localizado no centro-oeste da Nigéria, uma região que é alvo de grupos criminosos.

“Os alunos, professores e pessoas próximas do Kagara College of Sciences recuperaram sua liberdade e são recebidos pelo governo local”, havia anunciado horas antes Abubakar Sani Bello, governador do estado do Niger.

Em meados de fevereiro, homens armados atacaram esta escola secundária pública de Kagara, matando um aluno e sequestrando 27 alunos, três professores e 12 familiares de funcionários. Os “bandidos” espalham o terror nas populações locais, realizam sequestros em massa em troca de pagamento de resgate, saqueiam aldeias e roubam gado durante vários anos, especialmente no noroeste e centro-oeste da Nigéria. Mas ultimamente, os sequestros nas escolas também se multiplicaram.

Papa

O papa Francisco condenou o “vil sequestro” de 317 adolescentes na Nigéria, após a bênção do Angelus na praça de São Pedro do Vaticano. “Uno minha voz a dos bispos da Nigéria para condenar o vil sequestro de 317 jovens garotas”, afirmou o pontífice. “Vamos rezar por estas jovens, para que retornem rapidamente para casa”, disse Francisco aos fiéis, antes de ressaltar sua “proximidade” com as adolescentes e suas famílias.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O governador de Nova York é acusado de assédio sexual por uma segunda ex-assessora
O papa pretende morrer em Roma e não voltará para a Argentina
https://www.osul.com.br/na-nigeria-317-meninas-sao-sequestradas-de-uma-escola/ Na Nigéria, 317 meninas são sequestradas de uma escola 2021-02-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar