Terça-feira, 16 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Na véspera da escolha do nome da nova procuradora-geral da República, Temer tem encontro fora da agenda com o ministro do Supremo Gilmar Mendes

Compartilhe esta notícia:

Jantar ocorreu na casa de Gilmar Mendes. (Foto: Divulgação)

Sem registro na agenda, o presidente Michel Temer se reuniu, na noite de terça-feira (27), com o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes. A assessoria do ministro atestou que o encontro ocorreu na residência de Mendes, em Brasília, onde Temer jantou com ele e também com o secretário-geral da Presidência, Moreira Franco.

No jantar, teria sido discutida a sucessão na Procuradoria-Geral da República. A assessoria de Gilmar se limitou a dizer que o tema do encontro foi a “reforma política”. O jantar ocorreu em meio a ataques de Temer ao Ministério Público. Mendes fez o mesmo na quarta-feira (28) em sessão do STF que analisou possibilidade de rever acordos de delação premiada.

Participaram ainda da reunião ministros e homens de confiança do presidente da República, como Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Moreira Franco, da Secretaria-Geral da Presidência. Após o conhecimento da imprensa a respeito da ocorrência do encontro, o Palácio do Planalto confirmou a realização do mesmo, informando que a pauta foi a discussão da reforma política no Brasil.

Um dos aspectos mais “intrigantes” em relação à realização do encontro entre Temer e Mendes é que, embora não tenha sido divulgado anteriormente, ocorreu justamente às vésperas da escolha do nome de Raquel Dodge para substituir o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, cujo mandato termina em setembro.

Vale ressaltar que Raquel  ficou em segundo lugar na votação dos procuradores para o cargo de comando da Procuradoria-Geral da República. Nos bastidores, conforme divulgado por setores da imprensa, o principal motivo do encontro entre Temer e Mendes seria o tema relativo à sucessão de Janot.

Por meio de uma nota, o Palácio do Planalto ressaltou que “o presidente Michel Temer teria marcado o jantar com o ministro Gilmar Mendes para implementar a discussão da reforma política, juntamente com ministros do governo que resolveram participar posteriormente”.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), afirmou não ver equívoco no encontro. “Não vejo equívoco quando as instituições independentes conversam, quando os presidentes de instituições independentes conversam. O Poder Judiciário é um poder independente do Executivo, assim como o Executivo é independente do Judiciário e também do Legislativo. Estamos num debate intenso sobre reforma política, eu fiz uma reunião grande, com mais de 40 líderes e presidentes de partidos para discutir reforma política”, declarou Eunício.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Bancada gaúcha lança Frente Parlamentar pela Construção do Hospital do Câncer do GHC
Índice que reajusta os aluguéis registra deflação em junho
https://www.osul.com.br/na-vespera-da-escolha-nome-da-nova-procuradora-geral-da-republica-temer-tem-encontro-fora-da-agenda-com-o-ministro-supremo-gilmar-mendes/ Na véspera da escolha do nome da nova procuradora-geral da República, Temer tem encontro fora da agenda com o ministro do Supremo Gilmar Mendes 2017-06-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar