Quarta-feira, 07 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 6 de maio de 2025
É falsa a informação de que a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, viajou para a Tailândia sozinha após brigar com o presidente Lula. Conforme o jornal O Estado S. Paulo, a viagem citada não foi divulgada por nenhum portal de notícia, e o boato foi negado pela Secretaria de Comunicação da Presidência. Lula também não visitou a Tailândia oficialmente desde que assumiu o terceiro mandato.
Viagens internacionais de Janja são divulgadas no Portal da Transparência e é possível acompanhar sua agenda no site do Planalto. Nessas duas páginas, não há registro de viagem à Tailândia.
Não há nenhuma evidência de que a alegação seja verdadeira; o autor do vídeo publicado no TikTok não apresenta fontes. Desde o início do terceiro mandato de Lula, não há registro de que Janja tenha viajado para a Tailândia, sozinha ou acompanhada do presidente, que ainda não visitou oficialmente o país.
No Portal da Transparência, constam três roteiros de viagens internacionais realizadas sozinhas pela primeira-dama, todas registradas por portais de notícias:
• Nova York, Estados Unidos (março de 2024);
• Paris, França (julho de 2024);
• Arábia Saudita, Dubai e Berlim (dezembro de 2023).
No Portal da Transparência, também constam viagens para Rio de Janeiro e São Paulo em fevereiro e março de 2023, respectivamente. Os dados são atualizados até fevereiro deste ano.
Procurada, a Secretaria de Comunicação da Presidência reforçou que o boato não é verdadeiro e esclareceu que a agenda pública de Janja é publicada no portal do Palácio do Planalto.
“A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República lamenta a divulgação de boatos falsos para fins políticos, com o intuito de desinformar a população”, disse.
A primeira-dama Janja viajou ao Japão em março deste ano, uma semana antes de Lula. No mesmo mês, ela também foi à Paris, a pedido do presidente Emmanuel Macron. Ela participou da Aliança Global contra a Fome e Pobreza, enquanto Lula cumpria agenda oficial no Vietnã.
Janja está em Moscou. Ela viajou cinco dias antes da comitiva do presidente chegar ao país, o que deve acontecer na próxima quinta-feira (8).
Notícias falsas
A primeira-dama é alvo constante de notícias falsas publicadas em redes socias, como a que câmeras de segurança gravaram a primeira-dama Janja Lula da Silva deixando o hotel onde o presidente francês, Emmanuel Macron, estava hospedado na madrugada após o velório do papa Francisco. O conteúdo alegava que os dois passaram duas horas juntos.
Investigação do projeto Comprova concluiu que não havia evidências de que a história narrada no vídeo tenha ocorrido. Veículos de imprensa brasileiros e franceses não fazem menção a este assunto. Além disso, as fotos que mostram Janja e Macron próximos um ao outro e que são utilizadas para ilustrar o post não são recentes. Elas foram registradas durante a visita do presidente da França ao Brasil, em março de 2024. Com informações do jornal O Estado de S. Paulo