Quinta-feira, 21 de maio de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Não há risco de racionamento de energia em 2021, reitera o Ministério de Minas e Energia

Compartilhe esta notícia:

Secretário cita ações para brasileiros economizarem energia em casa

Foto: Marcelo Camargo/ABr
Secretário cita ações para brasileiros economizarem energia em casa. (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Mesmo com a crise hídrica enfrentada pelo Brasil neste ano – o País passa pelo pior nível de chuvas dos últimos 91 anos –, não há indicação de falta de recursos para o atendimento da carga de energia do País em 2021. Foi o que disse o secretário de Energia Elétrica do MME (Ministério de Minas e Energia), Christiano Vieira da Silva.

Silva disse que a região Sudeste, responsável por 70% da capacidade de armazenamento do Brasil, está operando com apenas 26%. Acrescentou que a bacia mais atingida é a do rio Paraná e afluentes, como o Tietê e o Paranaíba.

Por conta desse cenário, o secretário explicou, que, desde outubro de 2020, o ONS (Organizador Nacional do Sistema) já vinha recomendando a complementação de energia por meio do acionamento das usinas termelétricas, de custo de geração mais alto. “E nós estamos despachando energia termelétrica desde então”, disse. Além desta medida o governo também vem adotando outras como a importação de energia de países vizinhos, facilitação da oferta por parte de usinas sem contrato, e geração excedente de usinas movidas a biomassa.

Segundo Silva, o objetivo é chegar em condições adequadas em novembro – fim do período de seca. Até lá, as termelétricas deverão continuar em uso. O secretário de Energia falou sobre as atitudes que o brasileiro pode tomar para ajudar na economia de energia elétrica, como desligar a luz dos cômodos que não estejam sendo utilizados, fechar a porta do cômodo que utiliza ar-condicionado ou aquecedor, evitar abrir a geladeira desnecessariamente.

“São pequenos gestos, dentro de casa mesmo, que o consumidor pode fazer e que não vai atrapalhar em nada a rotina dele”, disse.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gibson Martinelli
27 de julho de 2021 21:14

ESSA PALHAÇADA DE FALTAR ENERGIA É APENAS PARA REAJUSTAREM AS CONTAS, PRECISAM DE UM MOTIVO PARA ROUBAREM O BRASILEIRO

Nicolas Marconi
28 de julho de 2021 02:43

Óbvio que a cinta dessa porcaria de auxílio emergencial..já estava destinado a nós para pagar.
Gostaria de entender os requisitos para ganhar o auxílio cervejada…pq a maioria usa para comprar cerveja e carne para churrasco.
Muitas pessoas que eu conheço e que tem todos os requisitos para ganhar essa porcaria não ganharam.
Assim como conheço inúmeras pessoas que são bem de vida e ganham o auxílio.
Aumento dos alimentos.
Combustível.
Luz.
Tudo para cobrir os gastos dessa palhaçada.

Nicolas Marconi
28 de julho de 2021 02:45

Mas a culpa é toda nossa!!
Que aceita calado esse governo canalha.
Não adianta bater panelinha.
Tem que fazer igual os franceses fizeram em 2001..quando aumentaram em 5 centavos as passagens de ônibus..
Eles saíram para as ruas e quebraram tudo.
No.outeo dia a passagem voltou ao valor normal.

Fies 2021 abre inscrições e usará notas do Enem de 2010 a 2020
Caixa Econômica Federal libera a quarta parcela do auxílio emergencial a beneficiários do Bolsa Família
Pode te interessar
3
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x