Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Patches of Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul A Banda Municipal de Porto Alegre começa nesta quarta-feira uma série de concertos dedicados ao Natal

Compartilhe esta notícia:

Apresentações incluem repertório especialmente preparado para as festa natalinas

Foto: Joel Vargas/PMPA
Apresentações incluem repertório especialmente preparado para as festa natalinas. (Foto: Joel Vargas/PMPA)

A Banda Municipal de Porto Alegre programou uma série de apresentações gratuitas e com repertório especialmente preparado para os festejos do projeto “Natal Alegre 2019”, da prefeitura da capital gaúcha. E o concerto de abertura será realizado nesta quarta-feira, às 17h, em frente à loja Center Shop, na rua José Montaury (Centro Histórico).

Já no sábado, o grupo participará da programação do “Natal Morro da Luz”, no Morro da Cruz (Zona Leste). Estão agendados, ainda, espetáculos em conjunto, como no Largo dos Açorianos, durante o evento “Fado Natalino”, com o Grupo Alma Lusitana e o Coral da Caixa dos Advogados do Rio Grande do Sul.

Na sequência, haverá apresentações no Centro Histórico, Casa dos Artistas, Calçadão do bairro Ipanema (Zona Sul) e Parque da Redenção (confira a seguir a lista de datas e locais). O repertório abrange composições tradicionalíssimas, como “Papai Noel”, “Noite Feliz”, “Jingle Bells”, “Boas Festas” e “Árvore de Natal”.

As apresentações

– Quarta-feira, 4, às 17h – Largo Glênio Peres;

– Domingo, 8, às 17h – Casa do Artista Rio-Grandense (rua Anchieta, 280 – bairro Glória);

– Sábado, 14, às 18h – Concerto Popular Natal Morro da Luz (Morro da Cruz);

– Quarta-feira, 18, às 18h – Fado Natalino Largo dos Açorianos;

– Sexta-feira, 20, 18h – Paróquia Nossa Senhora da Misericórdia, Restinga;

– Sábado, 21, às 17h – Concerto Popular Natal, no calçadão de Ipanema;

– Domingo, 29, às 17h – Parque Farroupilha (Redenção).

Trajetória

A Banda Municipal é uma referência cívica, cultural e social de Porto Alegre. Hoje com 41 integrantes, o grupo realiza apresentações periódicas no Teatro Renascença e em outros espaços públicos da cidade, além de concertos com a participação de intérpretes e compositores da música popular, mostrando novos arranjos para canções já conhecidas do público.

Sua fundação, em 1925, coube ao intendente (equivalente ao cargo de prefeito na época) Otávio Rocha, que encarregou os professores José Acorsi e José Andrade Neves de organizarem uma banda dentro dos moldes europeus. Seu primeiro regente, José Leonardi, foi trazido da Itália, e era formado pelo Conservatório de Palermo.

Os componentes, dentre os quais estavam diversos músicos italianos e argentinos, prestaram concurso para integrarem a Banda. Inicialmente, o conjunto tinha 60 figuras, representando todas as famílias de instrumentos usados nas grandes bandas. A estréia se deu no Theatro São Pedro, em 13 de junho de 1926.

Posteriormente, as apresentações passaram também a ser realizadas nas praças públicas e no primeiro Auditório Araújo Vianna, então localizado onde se encontra hoje a Assembleia Legislativa. Com a morte de Otávio Rocha, a Banda sofreu seu primeiro revés, pois a nova administração municipal entendeu que a manutenção do grupo era por demais onerosa.

A população, entretanto, protestou, e a Banda foi reorganizada, com o efetivo reduzido para 42 instrumentistas. Em 1950, com a aposentadoria do maestro Leonardi, substituído pelo professor Júlio Grau, este número seria reduzido ainda mais: 35 músicos.
Posteriormente, durante o governo de Ildo Meneghetti, a Banda foi incorporada à Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), quando da fundação desta.

Em 1957, os cargos componentes da Banda foram declarados excedentes, o que na prática significou a sua extinção. Somente em 1976 a prefeitura voltou a avaliar o significado da Banda para a vida cultural da cidade, reinstituindo-a em caráter experimental.

No final daquela década, a regência foi assumida por Alcides Macedo, o “Macedinho”, e o grupo voltou a se projetar no panorama musical, fazendo-se presente em retretas, solenidades e atos cívicos. Com a criação da SMC (Secretaria Municipal de Cultura), em 1988, a Banda foi incorporada a este órgão, subordinada à Coordenação de Música.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Começa em Canoas o julgamento de dois homens que simularam assalto para matar uma mulher
O uso de um herbicida está suspenso até o fim do mês nas lavouras gaúchas
https://www.osul.com.br/natal-alegre-2019-tera-sete-concertos-da-banda-municipal/ A Banda Municipal de Porto Alegre começa nesta quarta-feira uma série de concertos dedicados ao Natal 2019-12-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar