Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Navios de cruzeiro agora não poderão atracar no centro de Veneza

Compartilhe esta notícia:

Cruzeiro quase se choca com iate em Veneza. (Foto: Youtube)

Navios de cruzeiro não poderão mais atracar próximo ao centro histórico de Veneza, na Itália. A partir de setembro, as grandes embarcações serão redirecionadas aos terminais Fusina e Lombardia, no lado oposto das ilhas centrais da cidade. A nova regra foi informada nesta semana pelo ministro de Transportes da Itália, Danilo Tonielli.

“O objetivo é redirecionar cerca de um terço dos navios de cruzeiros já reservados em Veneza até 2020. Estamos debatendo a questão dos grandes navios há 15 anos e nada foi feito. Esses palácios flutuantes vão começar a ir para outro lugar”, disse em uma audiência do ministério.

Tonielli anunciou também que a partir de setembro turistas em excursões devem pagar uma taxa de 10 euros para entrar na cidade. Quem dormir no local estará isento do pagamento, pois os impactos da visita à cidade já estão incluídos nas diárias dos hotéis. O ministro disse que uma consulta pública será realizada para resolver o problema com os navios a longo prazo.

A novidade atende aos apelos da população local, que protestava contra a presença cada vez maior dos grandes navios nos canais da cidade, trazendo milhares de turistas diariamente. Especialistas defendem ainda que os cruzeiros contribuem para a erosão das fundações da cidade, constantemente inundada.

A medida também é uma questão de segurança. Em junho, o navio MSC Opera perdeu o controle e colidiu em embarcação turística no terminal San Basilio, ferindo quatro pessoas. Um mês depois, o cruzeiro Costa Deliziosa, estava prestes a sair da cidade quando perdeu o controle e quase bateu em um iate durante um temporal.

Decisão de comitê

Tonielli já havia sugerido anteriormente que os navios de cruzeiro atracassem em Chioggia, porto ao sul de Veneza. Mas uma decisão final precisaria ser feita por um comitê que inclua o Ministério dos Transportes e as autoridades locais e regionais.

“Estas são as hipóteses de Tonielli (…), nenhuma solução oficial foi decidida”, declarou uma fonte do conselho de Veneza.

“Não há nada concreto [na proposta de Tonielli], seja para soluções transitórias ou definitivas”, afirma Nicola Pellicani, parlamentar do Partido Democrata. “A promessa de que isso começará em setembro é impossível de manter. O ministro acha que pode transportar cargas e navios de cruzeiro de um lado da lagoa [de Veneza] para o outro como se fossem carros de brinquedo.”

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

FBI quer criar sistema de vigilância a partir de dados do Facebook
Lava Jato: mensagens podem afetar nos processos da operação
https://www.osul.com.br/navios-de-cruzeiro-agora-nao-poderao-atracar-no-centro-de-veneza/ Navios de cruzeiro agora não poderão atracar no centro de Veneza 2019-08-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar