Terça-feira, 26 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 7 de agosto de 2015
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliou na quarta-feira, em reunião com deputados estaduais e dirigentes petistas, em São Paulo, que, ao contrário do escândalo do mensalão, em 2005, quando o bom desempenho da economia ajudou o PT a superar a tempestade e vencer a eleição do ano seguinte, os efeitos da Operação Lava-Jato não poderiam ser suplantados nem por uma repentina e milagrosa melhora das finanças do governo sob a gestão da presidenta Dilma Rousseff.
De acordo com o cenário projetado pelo ex-presidente, a diferença é que, desta vez, existem indícios de enriquecimento pessoal dos envolvidos nos desvios da Petrobras, ao contrário do que ocorreu no escândalo do mensalão, cujo objetivo, segundo Lula, era financiar o “projeto político” do PT.
Agora, ao contrário de 2005, Lula avaliou que a economia pode reerguer o governo, mas não é suficiente para salvar o PT.
Dirceu
Lula não citou nominalmente em momento algum o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, preso na segunda-feira pela Lava-Jato sob suspeita de receber dinheiro desviado da Petrobras para pagar despesas pessoais como viagens de avião e reformas de imóveis.
A fala do ex-presidente, no entanto, foi interpretada como uma referência à prisão do ex-ministro.
Os comentários estão desativados.