Segunda-feira, 08 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política O primeiro-ministro de Israel diz que Bolsonaro se comprometeu a mudar a embaixada do Brasil para Jerusalém

Compartilhe esta notícia:

Advogados afirmam que Jair Bolsonaro recebeu convite de Benjamin Netanyahu para visitar o país em maio. (Foto: Reprodução)

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou neste domingo (15) que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se comprometeu a mudar a embaixada do Brasil em Israel de Tel Aviv para Jerusalém em 2020.

Durante a inauguração de um escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) na cidade, o premiê comemorou “o compromisso do presidente Bolsonaro de abrir uma embaixada em Jerusalém no próximo ano”. ​

A declaração foi dada ao lado do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, que foi a Israel para acompanhar a inauguração e fez coro com o primeiro-ministro.

Jair Bolsonaro me disse que é certo, é um compromisso, vai transferir a embaixada para Jerusalém, fará isso”, afirmou Eduardo, que também preside a Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

“Queremos dar esse passo em Jerusalém, não apenas para o Brasil, mas como um exemplo para o resto da América Latina”, ressaltou Eduardo durante a abertura do escritório.

O status da cidade de Jerusalém é uma das questões mais complexas do conflito israelense-palestino.

Israel ocupa Jerusalém Oriental desde a guerra de 1967 e depois anexou a região, um ato que nunca foi reconhecido pela comunidade internacional.

Israel considera toda a cidade como sua capital, enquanto os palestinos querem transformar Jerusalém Oriental de seu futuro Estado.

A ONU recomenda a manutenção das representações em Tel Aviv, onde a maioria das embaixadas estão localizadas, até que o impasse seja solucionado.

Desde novembro de 2018, após ganhar as eleições Bolsonaro tem dito que irá mudar a embaixada de cidade. Mas durante uma visita ao país em março, o brasileiro anunciou apenas a abertura de um escritório da Apex na cidade. Na ocasião, ele afirmou que isso seria o primeiro passo para a transferência da embaixada.

A mudança da embaixada para Jerusalém, algo que os Estados Unidos de Donald Trump fizeram, é vista nos meios diplomáticos como uma forma de legitimar o status israelense da cidade e sofre forte oposição dos países árabes.

É exatamente por isso que o agronegócio brasileiro tem se posicionado contra a mudança da embaixada, já que teme que a ação poderia prejudicar a exportação de carne para os árabes.

Por outro lado, Bolsonaro tem o apoio da bancada evangélica para fazer a mudança. Entre grupos evangélicos, há a crença de que Jesus Cristo só voltará à Terra se os judeus estiverem fixados em Israel, algo que afirmam acreditar ser reforçado pelo reconhecimento de Jerusalém como capital.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

O governo federal planeja um pacote de medidas para cortar o custo do combustível para baixar o preço dos bilhetes aéreos
Ex-comandante do Exército Brasileiro relata detalhes da tensão às vésperas do impeachment de Dilma, da divulgação dos áudios de Temer e da prisão de Lula
https://www.osul.com.br/netanyahu-diz-que-bolsonaro-se-comprometeu-a-mudar-embaixada-para-jerusalem/ O primeiro-ministro de Israel diz que Bolsonaro se comprometeu a mudar a embaixada do Brasil para Jerusalém 2019-12-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar