Quarta-feira, 05 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 11 de março de 2020
Os portões do Parque dos Príncipes permaneceram fechados por causa da epidemia do novo coronavírus, mas os torcedores do Paris Saint-Germain não seguiram a recomendação de evitar aglomerações. Muitos deles se juntaram nos arredores do estádio e celebraram a classificação às quartas de final da Champions League.
Neymar abriu o placar, e o time francês venceu o Borussia Dortmund por 2 a 0, em Paris. Como o jogo de ida havia sido vencido pela equipe alemã por 2 a 1, o resultado foi suficiente para os comandados de Thomas Tuchel sobreviverem na disputa.
Foi a primeira vez que Neymar conseguiu avançar às quartas de final da principal competição europeia desde que o PSG fez dele o jogador mais caro do mundo. Contratado em 2017, ele sofreu lesões nas temporadas 2017/18 e 2018/19 e acabou ficando fora das partidas que definiram as eliminações da equipe, nas oitavas, diante de Real Madrid e Manchester United.
Desta vez, o brasileiro conseguiu participar das duas partidas dessa fase. Em Dortmund, marcou o importante gol fora de casa que tornou menos complicada a tarefa no duelo de volta. Em Paris, balançou a rede de cabeça e teve participação importante na virada.
Ele abriu o placar, aos 28 minutos do primeiro tempo, completando cobrança de escanteio executada por Di María. Na celebração, enquanto os torcedores festejavam do lado de fora do estádio, sentou-se no gramado, em posição de meditação – uma provocação ao rival Haaland, que é adepto da prática e comemora seus gols dessa forma.
O PSG voltou a marcar ainda na etapa inicial, nos acréscimos. Em jogada que teve a participação de Neymar, Sarabia cruzou rasteiro da direita, e Bernat desviou no canto direito.
Defensivo na etapa inicial, o Dortmund precisou ir ao ataque após o intervalo. A formação alemã chegou a levar algum perigo em finalizações de fora da área, mas não fez o suficiente para evitar a eliminação. No finalzinho, em confusão com Neymar, Emre Can recebeu cartão vermelho.
Campeão com o Barcelona na temporada 2014/15, Neymar está na luta por seu segundo título da Champions League. Ele vive um ano de conflitos com os torcedores do PSG, após uma tentativa frustrada de deixar o clube, mas nesta quarta-feira (11) eles vibraram com o brasileiro.
Liverpool
Chegou ao fim a defesa do título europeu pelo Liverpool. O time inglês jogou 120 minutos contra o Atlético de Madrid, nesta quarta, e o placar exibido ao fim da prorrogação, 3 a 2 para os visitantes, não foi bom para os torcedores que lotaram o estádio Anfield.
Durante os 90 minutos, a equipe dirigida por Jürken Klopp contou com um gol de cabeça de Wijnaldum, aos 43 do primeiro tempo, para devolver a derrota por 1 a 0 sofrida no jogo de ida, na Espanha. Apesar da pressão após o intervalo, o marcador não voltou a ser mexido no tempo normal.
O Liverpool começou bem a prorrogação e chegou ao que poderia ser o gol da classificação aos cinco minutos, quando Roberto Firmino deu um cabeceio na trave e ele próprio aproveitou rebote. Em seguida, porém, o Atlético renasceu.
Aos sete minutos, o goleiro Adrián, que substituía o contundido Alisson, saiu jogando de maneira errada pelo time vermelho. João Félix ficou com a bola e a passou para Llorente, que bateu de fora da área no canto esquerdo.
A bola entrou no mesmo canto pouco depois, nos acréscimos do primeiro tempo extra. Em contragolpe dos visitantes bem armado por Morata, Llorente dominou na meia-lua e tornou muito difícil a situação do Liverpool.
Nos 15 minutos derradeiros, os ingleses precisariam de duas bolas na rede para sobreviver – um, pelo critério dos gols fora de casa, não seria suficiente. Eles tentaram partir ao ataque, mas não tiveram sucesso e ainda levaram mais um gol, de Morata, em contragolpe no finalzinho.
Atlético e Paris Saint-Germain, assim, juntaram-se a Atalanta e RB Leipzig, que haviam se classificado às quartas de final na terça (10). Na semana que vem, os últimos classificados sairão dos seguintes confrontos: Manchester City e Real Madrid, Bayern e Chelsea, Juventus e Lyon e Barcelona e Napoli.