Terça-feira, 26 de agosto de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cláudio Humberto Ninguém escapará de explicações à CPMI do INSS

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A CPMI do roubo aos aposentados do INSS deve abrir sua primeira sessão, nesta quarta-feira (27), votando um mínimo de 35 requerimentos dos quase 1.000 já protocolados, incluindo a convocação de quem deve muitas explicações sobre a bandalheira, do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi, suspeito de omissão, a dirigentes de sindicatos e associações beneficiados com o afano bilionário e de órgãos que tinham o dever funcional de investigar tudo.

Banco dos réus

O irmão de Lula (PT), conhecido por Frei Chico, é alvo de dezenas de pedidos de convocação para depor e quebra de sigilo bancário e fiscal.

Muito a explicar

O ministro Wolney Queiroz (Previdência) era “vice” de Lupi quando a dupla foi informada do roubo um ano antes de ser revelado pela polícia.

Gestação do caso

O ex-ministro petista da Previdência Carlos Eduardo Gabas e dez ex-presidentes do INSS, desde o governo Dilma (PT), serão convocados.

Bandidos na mira

O relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (UPb), quer identificar todos os ladrões, vê-los na cadeia e o dinheiro do roubo devolvido.

PSB quer Alckmin ainda vice e presidente em 2030

O PSB não vê, hoje, chance real de remanejar Geraldo Alckmin para cabeça de chapa nas próximas eleições e prefere que o ex-tucano fique como está: vice-presidente e ministro. Alckmin fala aos socialistas que não disputará o governo de São Paulo em 2026. No PSB, isso nem é exatamente desestimulado, já que, confirmada intenção de disputar a reeleição, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) não deve ter problemas para passar mais quatro anos no Executivo paulista.

Perda de espaço

O PSB avalia que eventual saída de Alckmin abre espaço para outros partidos na chapa de Lula. O MDB ameaça candidatura própria.

Não gostam de Haddad

O PT não tem problema com Alckmin como vice. No partido, andam até estimulando Fernando Haddad a disputar o governo de São Paulo.

Fracasso sobe à cabeça

Uma candidatura majoritária de Haddad teria chances modestas: o atual governo Lula fracassa exatamente na economia, sua área.

Bolsonaro está vivo

Impressionante o desempenho de Jair Bolsonaro no levantamento nacional do Paraná Pesquisas. Mesmo preso, humilhado e vítima de perseguições, como acusam os aliados, ele está à frente de Lula.

Rejeição matadora

Nas simulações de segundo turno, Lula perderia tanto para Bolsonaro quanto para Michelle, de acordo com o Paraná Pesquisas. E empataria com Tarcísio Gomes de Freitas, que, com rejeição baixa, enfrentaria Lula, com reprovação em ligeira melhora, mas segue elevada: 53%.

Pibinho à vista

Edição mais recente do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, traz a revisão para baixo do PIB em 2026. Analistas do mercado financeiro esperam que o índice cresça 1,86%.

Tour do vice

Geraldo Alckmin embarca rumo ao México, coitado, para tentar abrir mercado a produtos brasileiros taxados pelos Estados Unidos. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, também vai no passeio.

Londres x SP

Virou notícia consternada, ontem, no Reino Unido, o volume recorde de celulares roubados em Londres, capital do país europeu; 116.656. Em São Paulo, em 2024, foram quase 170 mil roubos e furtos de celulares.

No laço

Só ontem o grupo governista resolveu se reunir para definir a estratégia para enfrentar a oposição na CPMI do INSS. Quem deu as ordens foi a ministra da desarticulação política, Gleisi Hoffmann, a quem petistas atribuem a derrota vexatória do governo Lula pelo comando da CPMI.

Pura chacota

Virou piada na internet a “força naval” de apoio a Nicolás Maduro, tudo armado pelo ditador venezuelano, claro. Não passavam de barcos de pescas de pequeno porte, com varas de bambu e dois tripulantes.

Só o que importa

Não teve para ninguém, ontem (25), entre os assuntos mais buscados da internet no Brasil além de futebol, com destaque para a convocação da Seleção (200 mil buscas em quatro horas), aponta o Google Trends.

Pensando bem…

…só um dos BRICS briga com Israel.

PODER SEM PUDOR

Político pipoqueiro

Avesso a aparições e declarações públicas, o ex-governador mineiro Hélio Garcia acabara de votar, nas eleições municipais de 1996, quando foi cercado por jornalistas. Parou junto a um pipoqueiro e manteve a boca ocupada para não ter que responder a perguntas. Mas perdeu a paciência com uma repórter de rádio: em vez de engolir pipocas, neutralizou a jornalista insistente colocando “gentilmente” as pipocas na boca dela.

(Com Rodrigo Vilela e Tiago Vasconcelos – Instagram: @diariodopoder)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cláudio Humberto

Deputado propõe programa de turismo para explorar potencial econômico dos butiazais no RS
Projeto do deputado Ronaldo Nogueira dobra as penas para quem pratica maus tratos contra animais
https://www.osul.com.br/ninguem-escapara-de-explicacoes-a-cpmi-do-inss/ Ninguém escapará de explicações à CPMI do INSS 2025-08-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar