Domingo, 05 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Nível do Guaíba voltou a apresentar elevação

Compartilhe esta notícia:

Há dois pontos de medição do nível das águas do Guaíba em Porto Alegre. (Foto: PMPA/Divulgação)

O nível do Lago Guaíba voltou a apresentar elevação na manhã dessa terça-feira (19), nos dois pontos de aferição em Porto Alegre. No Cais Mauá, a medição chegou a 2,67 metros – índice acima da cota de alerta (2,55 metros) e abaixo da cota de inundação (3 metros). Já na Ilha da Pintada, a cota de inundação (2,2 metros) foi ultrapassada. A leitura mais recente da régua no bairro Arquipélago apontou 2,36 metros.

“Os prognósticos apontam para um acumulado de chuva na ordem de 20 milímetros para esta terça-feira na Capital. Atualmente, o vento sopra na direção Sudeste – o que não é o ideal, pensando no escoamento da água acumulada no Guaíba. Seguimos mobilizados com todos os órgãos de pronta-resposta para dar assistência aos moradores de todas as regiões”, afirma o Cel. Evaldo Rodrigues, coordenador-geral da Defesa Civil de Porto Alegre.

Abrigo

O tempo instável e a elevação do Guaíba demandaram esforços dos órgãos de pronta-resposta no bairro Arquipélago. De acordo com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), 12 pessoas estão acolhidas no abrigo da Ilha dos Marinheiros.

A estrutura chegou a receber 15 pessoas e possui 30 vagas. Há, ainda, a possibilidade de ampliação para 50 espaços provisórios. O local é monitorado pela Guarda Municipal, 24 horas por dia, e oferece alimentação e assistência de saúde às famílias que precisaram sair de casa em decorrência de alagamentos.

A Defesa Civil Municipal atuou no resgate de três famílias. A primeira é composta por um adulto e sete crianças; a segunda é formada por dois adultos e uma criança; e a terceira por um homem adulto. Todas residem na Ilha Grande dos Marinheiros e tiveram as casas invadidas pelo Guaíba.

Saúde

As Unidades de Saúde Ilha da Pintada e Ilha do Pavão estão fechadas em decorrência dos alagamentos. A alternativa é a US Ilha dos Marinheiros, que atendeu a população normalmente nessa terça.

Serviços

Centro Integrado de Coordenação de Serviços (CEIC-POA), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) não registram ocorrências relacionadas às condições climáticas. Os órgãos monitoram a evolução das demandas na Capital. Atualizações em tempo real podem ser obtidas no Twitter do CEIC-POA.

Emergências

Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193). Os serviços da prefeitura podem ser solicitados por meio do sistema 156 (telefone, site e aplicativo).

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Prefeitura de Porto Alegre contrata nova empresa para a coleta automatizada de lixo
Justiça Federal de Porto Alegre determina que a Caixa indenize idosa por 28 movimentações indevidas na sua poupança
https://www.osul.com.br/nivel-do-guaiba-voltou-a-apresentar-elevacao/ Nível do Guaíba voltou a apresentar elevação 2023-09-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar