Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Nível do mar brasileiro ficou mais alto após o tsunami em Tonga

Compartilhe esta notícia:

Arquipélago de Tonga foi abalado por ondas gigantes após erupção vulcânica no Oceano Pacífico. (Foto: Google Maps)

O tsunami provocado pela erupção de um vulcão subaquático no arquipélago de Tonga elevou em oito centímetros o nível do mar na costa brasileira, informou nesta sexta-feira (21) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

“O tsunami ocorrido no arquipélago de Tonga após erupção vulcânica no Oceano Pacífico, no dia 15, foi detectado no Brasil 17 horas depois. Na Estação Maregráfica do IBGE localizada em Arraial do Cabo (RJ), foram percebidas alterações do nível do mar local na costa brasileira, às 18h20 (horário de Brasília)”, informou o IBGE.

“Houve uma discrepância significativa entre a previsão astronômica de maré e a altura do nível d’água do local”, afirma o engenheiro agrimensor do IBGE, Everton Gomes dos Santos. “A perturbação temporária foi de 8 centímetros. Logo depois de aproximadamente um dia, os níveis começaram a voltar ao normal”, acrescenta o técnico.

Além de Arraial do Cabo (RJ), o IBGE mantém outras cinco estações maregráficas ativas, localizadas nas cidades de Imbituba (SC), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Belém (PA) e Santana (AP). Nelas, o fenômeno não foi identificado. O conjunto de seis estações forma a Rede Maregráfica Permanente para Geodésia (RMPG).

Segundo o IBGE, as informações produzidas pela RMPG são úteis para diversas aplicações, como redução de sondagens para conservação e ampliação da capacidade de portos e vias navegáveis, implantação de infraestrutura (portos, rodovias, redes de água e esgoto) em regiões litorâneas e estudo de possíveis medidas de adaptação e mitigação dos impactos da elevação global do nível do mar.

No âmbito internacional, a rede contribui para o Programa Global de Observação do Nível do Mar e para o Programa de Alerta de Tsunami do Caribe, da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco, que apresentava significativa carência de informações no Atlântico Sul.

Além do tsunami causado pela erupção do vulcão Hunga Tonga Hunga Há’apai, que devastou ilhas e destruiu casas em Tonga, fenômeno semelhante já havia sido captado pela RMPG anteriormente. Em 2004, o tsunami do Oceano Índico, que deixou mais de 200 mil mortos, foi detectado um dia após o incidente pela Estação Maregráfica de Macaé (RJ), atualmente desativada.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Robinho pode ser preso no Brasil, mas o procedimento é complexo
Helicóptero com 300 quilos de cocaína é apreendido pela Polícia Federal em São Paulo. Quatro pessoas foram presas
https://www.osul.com.br/nivel-do-mar-brasileiro-ficou-mais-alto-apos-o-tsunami-em-tonga/ Nível do mar brasileiro ficou mais alto após o tsunami em Tonga 2022-01-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar