Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notas Brasil No Brasil, mais de 100 mil pessoas já foram vacinadas contra o coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Os Estados escolheram profissionais de saúde e moradores de abrigo, parte do grupo prioritário da vacina, para receber a primeira dose. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Balanço da vacinação contra covid-19 no Brasil nesta quinta-feira (21) aponta que 5 Estados e o Distrito Federal vacinaram 109.097 pessoas, segundo dados divulgados até as 20h. Os demais não divulgaram números consolidados de vacinação que representem todo o Estado.

A informação é resultado de uma nova parceria do consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, O Globo, Extra, O Estadão de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL.

O consórcio já divulga desde 2020 o número de mortes e casos por coronavírus, além da situação nos estados e a tendência da pandemia no País.

A vacinação começou em 17 de janeiro, em São Paulo, e nos dias seguintes se estendeu aos demais Estados do País. Serão imunizadas, nesta primeira fase, 2,8 milhões de pessoas de grupos prioritários (34% dos trabalhadores de saúde, pessoas com 60 anos ou mais em instituições como asilos, pessoas com deficiência também nestas instituições e indígenas vivendo em terras indígenas.

O total de vacinados (109.097) é a soma dos vacinados em Bahia (36.097), Espírito Santo (5.110), Maranhão (3.894), Rio Grande do Norte (3.656), São Paulo (52.925) e o Distrito Federal (7.409). As demais unidades da Federação não divulgaram dados.

Esse número equivale a 0,05% da população brasileira, 0,07% da população acima de 18 anos, 3,82% da prioritária da fase 1 e 1,82% das doses disponíveis.

 Consórcio

O consórcio foi formado em junho de 2020, em resposta a uma decisão do presidente Jair Bolsonaro de, na ocasião, restringir acesso a dados sobre a pandemia. Os boletins informam, atualmente, o número de pessoas mortas por coronavírus, a quantidade de contaminados e a média móvel, indicador segundo o qual é possível verificar em quais estados a pandemia do novo coronavírus está aumentando, diminuindo ou em estabilidade.

Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) irá realizar nesta sexta-feira (22) uma reunião da Diretoria Colegiada para decidir sobre a liberação do uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses da CoronaVac. O pedido foi feito pelo Instituto Butantan na última segunda-feira (18).

Se for aprovada, esta será a segunda autorização da agência reguladora para a vacina. A reunião irá ocorrer a partir das 15h. No domingo (17), o grupo de especialistas da Anvisa liberou as primeiras 6 milhões de doses da CoronaVac que já haviam chegado prontas da China.

Oxford

Além disso, também nesta sexta-feira, há a previsão de chegada de 2 milhões de doses da vacina de Oxford para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que informou que estará com o material pronto para aplicação ainda no sábado (23) à tarde, após checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem e etiquetagem.

“A carga vinda da Índia será transportada em voo comercial da companhia Emirates ao aeroporto de Guarulhos e, após os trâmites alfandegários, seguirá em aeronave da Azul para o aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro”, detalhou o Ministério da Saúde em nota.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notas Brasil

Reforma administrativa começa a tramitar na CCJ da Câmara
Manaus volta a registrar fila para enterros
https://www.osul.com.br/no-brasil-mais-de-100-mil-pessoas-ja-foram-vacinadas-contra-o-coronavirus/ No Brasil, mais de 100 mil pessoas já foram vacinadas contra o coronavírus 2021-01-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar