Quarta-feira, 08 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Noite de gala: baile de debutantes reúne em Porto Alegre 29 alunas de escolas públicas

Compartilhe esta notícia:

Evento teve como local a Associação Leopoldina Juvenil. (Foto: Pedro Piegas/Arquivo PMPA)

Uma das mais tradicionais instituições sociais de Porto Alegre, o Clube Leopoldina Juvenil foi palco, na noite de segunda-feira (6), de uma celebração repleta de emoção, solidariedade e inclusão social: a 3ª edição do “Baile de Debutantes Solidário”, evento que reuniu 29 adolescentes da rede pública de ensino e que não dispõem de recursos para uma festa de 15 anos nesses moldes.

O ingresso das garotas no salão festivo se deu sob acompanhamento de cadetes do Colégio Militar da capital gaúcha. Além disso, elas tiveram como “madrinhas” as debutantes do próprio clube – que haviam protagonizado seus ritos de passagem no sábado anterior ao baile. E, a exemplo do Baile do ano passado, os sócios puderam comprar ingressos para acompanharem de perto a realização.

A iniciativa é uma realização conjunta entre o Movimento de Mulheres Marlene Martini Carneiro e o clube do bairro Moinhos de Vento, com apoio da prefeitura por meio do Gabinete da Primeira-Dama. O processo de seleção das meninas se deu por meio de inscrição aberta no final de dezembro de 2024 – em breve, já serão dados os primeiros movimentos para o baile de 2026.

Em paralelo, associados do clube e outros colaboradores da iniciativa contribuíram por meio de cotas financeiras. Outros auxiliaram doando itens de vestuário, reforçando ao longo do ano a rede de solidariedade que permitiu a realização das duas bem-sucedidas edições anteriores.

Durante os últimos meses, as garotas participaram de uma série de atividades culturais, bem como de convivência e lazer – incluindo oficinas de autoestima, rodas de conversa e ações de voluntariado. O objetivo foi fortalecer valores como solidariedade, empatia e respeito, promovendo vivências que contribuam para o desenvolvimento pessoal e emocional das participantes.

A primeira-dama municipal, Valéria Leopoldino, chamou a atenção para o caráter humano e transformador da iniciativa: “Ver essas 29 jovens vivendo esse momento tão especial enche o coração de esperança. O Debut Solidário é mais do que um baile: é sobre sonhos, oportunidades, afeto e pertencimento. Cada sorriso dessas meninas mostra que, quando caminhamos juntos, a solidariedade se transforma em futuro”.

Preparativos

O tão sonhado baile de debutantes teve seus preparativos finais horas antes do evento., com as adolescentes passando por uma cuidadadosa produção de maquiagem e penteado em um salão de beleza. Em seguida, foi a vez do nervosismo da prova de vestidos e do ensaio-geral, para os últimos ajustes.

Elas chegaram à Associação Leopoldina Juvenil (a maioria pela primeira vez) a bordo de vans especiais. Os disponibilizados foram disponibilizados por uma empresa do ramo de transportes e que também consta na lista de apoiadores.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Como foco em menores de 15 anos, campanha de multivacinação tem postos abertos em Porto Alegre também no sábado
Secretaria da Saúde de Porto Alegre confirma caso de intoxicação por metanol com origem em São Paulo
https://www.osul.com.br/noite-de-gala-baile-de-debutantes-reune-em-porto-alegre-29-alunas-de-escolas-publicas/ Noite de gala: baile de debutantes reúne em Porto Alegre 29 alunas de escolas públicas 2025-10-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar