Domingo, 21 de junho de 2026
Por Redação O Sul | 12 de março de 2021
Leite divulgou um vídeo nas redes sociais nesta sexta-feira
Foto: Reprodução de vídeoEm um vídeo publicado na manhã desta sexta-feira (12) nas redes sociais, o governador Eduardo Leite comparou o enfrentamento à Covid-19 no RS, no Brasil e no mundo a uma verdadeira guerra, que exige mobilização constante de todos.
“Nossos esforços são permanentes no combate ao vírus. Estamos ampliando a capacidade de atendimento intensivo para os pacientes mais graves, que não param de chegar aos nossos hospitais. Nossa missão é salvar vidas, com mais leitos, mais vacinas e com medidas de restrição de circulação”, destacou o governador.
Na quinta-feira (11), a SES (Secretaria Estadual da Saúde) anunciou a compra e a locação de equipamentos que serão enviados a hospitais e pronto-atendimentos de diversos municípios gaúchos, garantindo a abertura, nos próximos dias, de mais 183 leitos de UTI adultos SUS para atender pacientes com Covid-19 no Estado.
“Fizemos mais do que o Sistema Único de Saúde conseguiu fazer em 30 anos aqui no Estado, graças a um trabalho extraordinário e incansável da Secretaria da Saúde. É muito leito de UTI, mas temos um limite material e humano. Não há profissionais de saúde em número suficiente para um crescimento sem fim, e os profissionais de saúde, cada vez mais raros, estão absolutamente exaustos”, afirmou o governador.
Leite disse que as medidas rigorosas de restrição de circulação de pessoas, adotadas em fevereiro, ainda devem levar um tempo para produzir efeitos. “E mais: elas só vão produzir efeitos se a população entender a gravidade e seguir as regras. Precisamos de bom senso, responsabilidade e solidariedade nesta guerra. Estamos fazendo absolutamente tudo para melhorar a capacidade do sistema no atendimento à atual demanda da Covid-19 no RS”, reforçou.
As medidas mais duras – suspensão da cogestão regional e aplicação de protocolos de bandeira preta em todo o Estado – seguem vigentes pelo menos até o dia 21 deste mês. Já a suspensão geral de atividades entre 20h e 5h deve durar até 31 de março.
Assista ao vídeo do governador:
Voltar Todas de Rio Grande do Sul
Os comentários estão desativados.