Quarta-feira, 19 de junho de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui


Bruno Laux Notícias da Assembleia Legislativa do RS

Compartilhe esta notícia:

Deputado Elton Weber (PSB), coordena em Farroupilha nesta quarta, uma reunião sobre os desafios da cadeia produtiva vitivinícola do RS. (Foto: Divulgação/Assembleia Legislativa)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Vitivinicultura em pauta

O presidente da Frente Parlamentar da Fruticultura e Vitivinicultura da Assembleia, deputado Elton Weber (PSB), coordena em Farroupilha, nesta quarta-feira, uma reunião sobre os desafios da cadeia produtiva vitivinícola do RS. O encontro, a ser realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares do município, deve abordar questões como a contratação de mão-de-obra nas propriedades rurais, incidência tributária e contrabando de bebidas. Solicitada por entidades do segmento, a discussão deve incluir ainda temáticas sobre o preço pago aos produtores pela uva vendida na Serra Gaúcha e os custos de produção do segmento.

Falta de pagamento

As deputadas estaduais Luciana Genro (PSOL) e Stela Farias (PT) solicitaram uma reunião em caráter de urgência com o governador Eduardo Leite para dialogar sobre a falta de pagamento de verbas rescisórias para centenas de trabalhadores demitidos nos hospitais de Alvorada e Cachoeirinha. Amparadas pelas deputadas federais Daiana Santos (PCdoB) e Fernanda Melchionna (PSOL), as parlamentares gaúchas exigem explicações sobre como o Executivo estadual tratará do assunto e pedem pelo avanço de uma solução conjunta para evitar a continuidade do desamparo à categoria. “Na falta de pagamento por parte da administração, o Estado pode e deve assumir essa dívida. Em 2011, o então governador Tarso Genro fez exatamente isso com 500 trabalhadores da Fundação de Gastroenterologia do RS (Fugast), que também foram demitidos de serviços terceirizados prestados ao governo e deixados desamparados”, defende Luciana Genro.

Manifesto liberal

O deputado Felipe Camozzato (NOVO) integrou neste domingo o lançamento de um manifesto pela liberdade de expressão. O movimento surgiu em paralelo ao anúncio do dono do X, Elon Musk, sobre a liberação de todos os pedidos de retirada de conteúdo feitos pelo STF. O documento, assinado por lideranças liberais de diferentes âmbitos, critica os bloqueios determinados pela Corte no “ex-Twitter” e pede pelo impeachment do ministro Alexandre de Moraes.

Sociedade inclusiva

O deputado Elizandro Sabino (PRD) ocupará o Grande Expediente do Plenário da Assembleia gaúcha nesta terça-feira para abordar a temática “Construindo uma Sociedade Mais Inclusiva: A Importância da Conscientização sobre o Autismo”. A discussão do tema ocorre em alusão à campanha “Abril azul”, mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista.

Irmãos na escola

O plenário do Parlamento gaúcho pode votar nesta terça-feira o projeto de lei do deputado Gustavo Victorino (Republicanos) que assegura a preferência de vaga para irmãos na mesma unidade escolar da Rede Estadual de Ensino. Condicionada à disponibilidade de turmas do mesmo nível educacional pretendido, a medida visa consolidar o comprometimento dos pais com a escola e a integração familiar, além de otimizar a gestão de recursos, principalmente para famílias de menor renda.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Relator espera 300 votos para manter Brazão preso
Ingrediente eleitoral
https://www.osul.com.br/noticias-da-assembleia-legislativa-do-rs-282/ Notícias da Assembleia Legislativa do RS 2024-04-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar