Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Nova fórmula aumenta em 1 mil reais as aposentadorias do INSS

Compartilhe esta notícia:

A fórmula também elevou a idade média da aposentadoria: os homens, de 56 para 60 anos, e mulheres, de 52 para 56 anos. (Foto: Reprodução)

A fórmula 85/95 progressiva para concessão de aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) criada pelo governo em junho do ano passado, que soma tempo de contribuição com idade, aumentou em mais de 1 mil reais o valor médio dos benefícios concedidos pela nova regra de cálculo, criada como alternativa ao fator previdenciário.

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência Social, as 58.325 aposentadorias concedidas por tempo de contribuição pela 85/95 de julho de 2015 a fevereiro deste ano, tiveram valor médio de 2.792,29 reais. Já o valor médio das aposentadorias com aplicação do fator previdenciário ficou em 1.779,88 reais, uma diferença de 1.012,41 reais ou alta de 57%. O valor médio de todas as aposentadorias concedidas por tempo de contribuição foi de 2.169,36 reais.

Outro aspecto positivo da 85/95 é que a nova regra está aumentando a idade média para concessão das aposentadorias por tempo de contribuição. De julho a dezembro do ano passado, aumentou em pelo menos quatro anos a idade média de quem pede a aposentadoria pela 85/95. No caso dos homens, a idade subiu de 56 para 60 anos. Para as mulheres, passou de 52 para 56.

Duas fórmulas de cálculo

O fator previdenciário é uma fórmula utilizada para reduzir os benefícios de quem se aposenta antes da idade mínima de 60 anos para mulheres e 65 anos para homens. Esse cálculo também serve para incentivar o contribuinte a trabalhar por mais tempo. Quanto menor for a idade no momento da aposentadoria, maior o redutor do benefício.

No ano passado, o Congresso aprovou proposta do governo que criou a fórmula 85/95 progressiva, na qual o segurado pode receber a aposentadoria no valor integral quando a soma do tempo de contribuição e da idade alcançarem os pontos correspondentes — 85 para as mulheres e 95 para os homens.

O governo concordou com essa fórmula, porém, com uma progressividade. A partir de 31 de dezembro de 2018, entrará mais um ponto nesse cálculo, que aumenta com o passar dos anos. No fim de 2018, por exemplo, mulheres precisarão de 86 pontos e homens, de 96 — ou seja, há a soma de um ponto. Em dezembro de 2026, serão 5 pontos a mais — com as mulheres precisando de 90 pontos para se aposentar e os homens de 100 pontos. A regra passará então a ser 90/100.

Caso queira se aposentar antes de atingir os pontos necessários, o segurado pode optar pelo fator previdenciário e aceitar redução do benefício. A opção é decidida quando ele dá entrada no pedido de aposentadoria no INSS. (AD)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O governo federal prevê publicar editais de privatização de quatro aeroportos até o fim de maio, inclusive do Salgado Filho
Receita Federal abre nesta sexta-feira consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
https://www.osul.com.br/nova-formula-aumenta-em-1-mil-reais-as-aposentadorias-do-inss/ Nova fórmula aumenta em 1 mil reais as aposentadorias do INSS 2016-04-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar