Terça-feira, 14 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
Fair

Porto Alegre Novas faixas exclusivas começam a operar nesta sexta-feira

Compartilhe esta notícia:

Agentes de trânsito vão orientar motoristas sobre o uso adequado dos espaços.

Foto: Maria Ana Krack/PMPA
Agentes de trânsito vão orientar motoristas sobre o uso adequado dos espaços. (Foto: Maria Ana Krack/PMPA)

Cinco trechos com mais 8,9 quilômetros de faixas exclusivas do Programa de Priorização do Transporte Coletivo começam a operar nesta sexta-feira (29). Nas avenidas Mauá, João Goulart, Loureiro da Silva e Ipiranga, as novas faixas poderão ser utilizadas somente por ônibus e táxis das 6h às 9h e das 16h às 20h. Já no Túnel da Conceição, o horário será das 6h às 20h. Fora desses períodos, os demais veículos também poderão usá-las.

Após o início da operação, os locais vão passar por um período de acompanhamento e orientação aos motoristas, com intensificação de ações educativas e a presença de agentes de fiscalização de trânsito para instruir sobre o uso adequado desses espaços. O sistema será o mesmo que o adotado nos novos trechos das avenidas Goethe, Luiz Englert, Paulo Gama, Independência, rua Mostardeiro e rua da Conceição, ao lado da rodoviária. Também serão instaladas faixas educativas para reforçar a orientação aos condutores.

O secretário municipal extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello, destaca a importância da qualificação das vias da Capital. “Esta é a forma mais sustentável e eficiente de gestão da mobilidade urbana, cada vez mais reforçada nas grandes cidades do mundo nesta retomada para a nova normalidade. A priorização do transporte público e da mobilidade ativa, dentro do conceito de cidades inteligentes e do equilíbrio do espaço para todos os modais, é necessária para dar continuidade ao retorno da circulação”, afirma.

A iniciativa integra as ações do MobiliPOA, o programa de mobilidade que organiza e disciplina os diferentes modais de transporte e circulação da Capital.

Priorização

As medidas de priorização do transporte coletivo contribuem para a regularidade da operação e mais agilidade nas viagens, o que auxilia na diminuição do tempo de deslocamento dos usuários. Isso atrai novos passageiros, pois melhora a qualidade do serviço. Com viagens mais rápidas, sem congestionamento, também é possível economizar combustível.

Desde o início do governo Marchezan, foram instaladas faixas exclusivas nas seguintes vias: avenida Ipiranga (Centro-bairro), rua da Conceição, avenida Independência, rua Mostardeiro, avenida Goethe, avenida Paulo Gama e rua Engenheiro Luiz Englert. Novos trechos ainda serão implantados na avenida Ipiranga (entre Barão do Amazonas e Azenha), Túnel da Conceição (bairro-Centro), avenida Siqueira Campos, Azenha, 24 de Outubro, Plínio Brasil Milano e Silva Só.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Donald Trump assinou uma ordem para regular as redes sociais
Bolsonaro diz que auxílio emergencial deverá ter quarta parcela
Deixe seu comentário
Pode te interessar