Sábado, 03 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 25 de abril de 2019
Um poeta de Alagoas moveu ação judicial contra a Rede Globo, pois alega que a novela Velho Chico seria um plágio. Conforme Ciro José, que também é escritor “a obra em questão é um projeto intitulado ‘São Miguel, a novela’ de minha autoria. Esse projeto foi enviado entre outros a uma produtora de teledramaturgia privada de São Paulo”, defendeu. A declaração foi dada em vídeo exclusivo enviado nesta quinta-feira (25) ao programa “A Tarde é Sua”.
Ciro explicou que “quando ‘Velho Chico’ foi ao ar em março de 2016 pela Rede Globo, na primeira semana de exibição, foi o bastante para desconfiar de possível plágio”, e disse que não tem dúvidas. “Vale ressaltar que não estou reivindicando a coautoria, mas autoria. Uma vez que quase todos os personagens centrais e coadjuvantes de ‘Velho Chico’ com também seus perfis foram extraídos do meu projeto”, salientou o escritor.
Segundo o colunista Alessandro Lo-Bianco, a Rede Globo informou que ainda não foi notificada e não tem como falar sobre o caso.
A história
Velho Chico foi exibida pela emissora em 2016 e ficou marcada pelo casal formado pelo já falecido Domingos Montagner e pela estrela Camila Pitanga. A trama, que seria de Benedito Ruy Barbosa, gira em torno de filhos de duas famílias rivais que se apaixonam, ocasionando uma guerra.