Sexta-feira, 25 de Setembro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
18°
Fair

Brasil Novo coronavírus: três casos suspeitos são monitorados pelo Ministério da Saúde, um deles no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Imagem de pesquisa sobre o coronavírus.

Foto: Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China
Imagem de pesquisa sobre o coronavírus. (Foto: Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China)

O Ministério da Saúde informou que foi notificado, nesta terça-feira (28), de outros dois casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil. Assim, no total, três casos suspeitos da doença são monitorados pelas autoridades de saúde brasileiras. Eles estão localizados em Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e São Leopoldo (RS) – inicialmente divulgado como Porto Alegre. Os pacientes se enquadraram na atual definição de caso suspeito para nCoV-2019 (o novo coronavírus), estabelecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde), ou seja, apresentaram febre e, pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, e viajaram para área de transmissão local nos últimos 14 dias.

Paciente em observação em São Leopoldo

A Prefeitura de São Leopoldo informou que na manhã desta terça-feira, recebeu um paciente de 40 anos, na UPA Scharlau, apresentando febre. Ele relatou ter chegado há 4 dias da China. A equipe procedeu o atendimento conforme preconiza o protocolo do Ministério da Saúde, isolando o paciente e realizando exames prévios. O material da coleta do exame foi encaminhado na mesma tarde ao Lacen (Laboratório Central do Estado) que é responsável pela análise. O paciente segue internado e em isolamento para observação.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Leopoldo, através da Vigilância Epidemiológica, em sintonia com o CEVS (Centro de Vigilância Estadual) monitora o caso desde o seu início.

O paciente é morador da cidade de Kunming, há mais de 1500 km de Wuhan, cidade onde surgiram os primeiros casos do vírus na China. “Reforçamos que a população se oriente pelas informações oficiais, não se deixando levar por notícias falsas e alarmistas. Seremos, como é nossa conduta de governo, extremamente transparentes sobre o caso e devidas informações”, afirmou a prefeitura.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Saúde Municipal se mobiliza para vigilância do coronavírus
Morre em Parintins o publicitário Paulo Marra
Deixe seu comentário
Pode te interessar