Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Novo coronavírus usa enzima em “camuflagem” que permite enganar células durante invasão, aponta estudo

Compartilhe esta notícia:

O vírus consegue fazer alterações genéticas e não ser rastreado como um invasor

Foto: Reprodução
A memória celular que permite reativar a proteção em caso de uma nova exposição ao vírus. (Foto: Reprodução)

Um estudo publicado nesta sexta-feira (24) pela Nature Communications mostra o trabalho de pesquisadores que conseguiram desvendar uma enzima importante para o Sars CoV-2. Com a ajuda dela, o vírus consegue fazer alterações genéticas e não ser rastreado como um invasor, uma espécie de “camuflagem” contra o sistema imunológico.

A descoberta do mecanismo usado pelo vírus para não ser reconhecido pode ajudar no desenvolvimento de novos medicamentos contra a Covid-19, dizem os autores. De acordo com Yogesh Gupta, principal pesquisador do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas em San Antonio (UT Health San Antonio), eles analisaram a estrutura da enzima nsp16, que o vírus produz para modificar o seu RNA mensageiro.

“É uma camuflagem”, disse Gupta. “Por causa das modificações, que enganam a célula, o RNA mensageiro do vírus é considerado parte do código da célula, não um estranho”, explicou.

Os cientistas acreditam que desvendar a estrutura em três dimensões da nsp16 pode ajudar na produção de medicamentos, já que outras moléculas pequenas já foram encontradas pela ciência e conseguiram inibir a ação da enzima. Desta forma, o sistema imunológico atacaria diretamente o vírus invasor.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Paraguai manterá fronteiras com o Brasil fechadas até que a curva do coronavírus seja “achatada”
Cientistas identificam duas cepas do novo coronavírus em felinos em zoológico nos EUA
https://www.osul.com.br/novo-coronavirus-usa-enzima-em-camuflagem-que-permite-enganar-celulas-durante-invasao-aponta-estudo/ Novo coronavírus usa enzima em “camuflagem” que permite enganar células durante invasão, aponta estudo 2020-07-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar