Quarta-feira, 24 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Novo Hamburgo vai intensificar multas para conter a pandemia. Quem estiver sem máscara poderá ser punido em 2 mil reais

Compartilhe esta notícia:

"Não podemos permitir que a situação se agrave ainda mais", diz a prefeita Fátima Daudt.

Foto: Divulgação
Esse nível de proteção é equivalente ao obtido com o uso das vacinas. (Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de Santa Catarina)

A Central de Fiscalização de Novo Hamburgo irá intensificar a partir desta quinta-feira (25) a aplicação de multas para quem desrespeitar os decretos de contenção à disseminação do coronavírus no município. Quem estiver sem máscara, por exemplo, poderá ser punido em R$ 2 mil.

Conforme o secretário interino de Meio Ambiente e coordenador interino da Central de Fiscalizações, Ráfaga Fontoura, os valores das multas previstas podem ser pesadas.

As infrações leves, por exemplo, onde se enquadraria a recusa em usar máscara, começam em R$ 2 mil e vão até R$ 75 mil; as graves partem de R$ 75 mil e chegam a R$ 200 mil; enquanto as gravíssimas, de R$ 200 mil a R$ 1,5 milhão. Além disso, em caso de reincidência esses valores dobram.

“E além das multas e penalidades previstas, o infrator ainda pode ser acusado de crime de propagação de doença contagiosa, nos termos do artigo 268 do Código Penal, que prevê inclusive detenção”, alerta Fontoura.

O mesmo rigor valerá para quem descumprir a determinação de encerramento das atividades das 20 horas às 5 horas, enquanto ela estiver em vigor.

“Não podemos permitir que a situação se agrave ainda mais. Estou determinando muito rigor especialmente contra quem promove aglomerações, que são os principais focos de contágio”, destaca a prefeita Fátima Daudt.

Parques fechados

Outra ação para tentar conter o contágio é fechar novamente o Parque Henrique Luis Roessler (Parcão) e o Parque Floresta Imperial, medida que havia sido adotada ano passado.

Fátima alerta para a necessidade das pessoas assumirem suas responsabilidades nos cuidados individuais, como usar máscara, lavar as mãos com frequência e, claro, evitar aglomerações. “Não é difícil. São apenas três medidas simples, mas que salvam vidas”, enfatiza.

Diferentes área serão monitoradas

Os fiscais-monitores também seguirão atuando nas principais áreas da cidade, como Centro, Canudos, Kephas, inclusive praças, para orientar as pessoas a evitar aglomerações e a seguir usando máscaras.

“As pessoas irão vê-los em seus jalecos amarelos com frequência pelas ruas. Estão ali para chamar a atenção de cada um de nós sobre os cuidados básicos fundamentais”, completa a prefeita.

Na manhã desta quarta-feira (24), o Hospital Municipal tinha 81 pessoas internadas com covid-19, sendo 23 delas na UTI.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Já está em Porto Alegre um novo lote da vacina Coronavac, com quase 85 mil doses para todo o Estado
Com mais 97 mortes, o Rio Grande do Sul ultrapassou a marca de 12 mil perdas humanas para a pandemia
Pode te interessar