Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Novo lote com mais de 240 mil doses da vacina de Oxford começa a ser distribuído no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Imunizantes começam a ser distribuídos nesta sexta-feira. (Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini)

Por volta das 8h30min desta quinta-feira (6), o Rio Grande do Sul recebeu mais 243,4 mil doses da vacina britânica Oxford-Astrazeneca, produzida em parceria no Brasil com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ). O lote foi desembarcado no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e tem distribuição aos municípios a partir desta sexta.

A tendência é de que as ampolas sejam utilizadas para aplicação em primeira dose, a fim de ampliar o contingente de contemplados entre os indivíduos com comorbidades. Os detalhes da logística e destinação foram discutidos, à tarde, entre representantes de prefeituras e da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Com o recebimento da carga, sobe para 4,67 milhões o número de vacinas contra o coronavírus disponibilizadas ao Rio Grande do Sul desde a primeira remessa, no começo da segunda quinzena de janeiro. Os dados constam no painel de monitoramento vacina.saude.rs.gov.br.

Até o momento, 2,39 milhões de habitantes do Estado já receberam a primeira dose de vacina, o que representa 45,6% do público-alvo da campanha no Estado. Os contemplados com a segunda injeção, por sua vez, chegam a 1,01 milhão, ou 19,2%.

Tanto o lote da vacina de Oxford que chegou nesta quinta-feira quanto a remessa de imunizantes da Pfizer programada para desembarcar na próxima segunda-feira (10) serão utilizados para duas finalidades: concluir o ciclo a todas as gestantes e puérperas, pessoas cadastradas com deficiência permanente (em ambos os casos, maiores de 18 anos) e indivíduos com comorbidade e faixa etária a partir de 33 anos.

Até o momento, já foram entregues aos 497 municípios gaúchos doses suficientes para todos os maiores de idade com síndrome de Down ou tratamento por diálise para problema renal, além de grávidas e puérperas com alguma comorbidade. A lista inclui, ainda, pessoas a partir de 40 anos com com comorbidade ou deficiência permanente .

Também já receberam ao menos uma dose no Rio Grande do Sul os idosos, trabalhadores de saúde, integrantes de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas, pessoas com deficiência vivendo em instituições de acolhimento e membros de forças de salvamento e segurança que atuam na linha-de-frente do combate à pandemia.

Coronavac: expectativa

Para os próximos dias, o Palácio Piratini espera o recebimento de uma nova remessa do imunizante chinês Coronavac, produzido em colaboração no País com o Instituto Butantan-SP, que nesta quinta-feira entregou mais 1 milhão de unidades ao Ministério da Saúde.

Esse reforço será decisivo, já que o fármaco está em falta no Estado. Cerca de 430 mil gaúchos estão com a segunda injeção em atraso e ainda não há uma previsão sobre quando a situação será normalizada. A Coronavac é o imunizante mais utilizado até agora, tanto no Rio Grande do Sul quanto nos demais Estados.

(Marcello Campos)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Hospitais gaúchos recebem mais 83 milhões de reais para cobertura de despesas
Ministro do Meio Ambiente dá início à concessão da Floresta Nacional de Canela, na Serra Gaúcha
https://www.osul.com.br/novo-lote-com-mais-de-240-mil-doses-da-vacina-de-oxford-chega-ao-rio-grande-do-sul-nos-proximos-dias/ Novo lote com mais de 240 mil doses da vacina de Oxford começa a ser distribuído no Rio Grande do Sul 2021-05-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar