Quinta-feira, 25 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Novo reajuste da Petrobras terá impacto de 0,18% sobre a inflação oficial

Compartilhe esta notícia:

Essa é a primeira vez, desde março, que a previsão fica abaixo de 6%. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O novo reajuste dos combustíveis anunciado nessa sexta-feira (17) pela Petrobras deve ter impacto acumulado de 0,18 ponto percentual na inflação de junho e julho, de acordo com o economista da Fundação Getulio Vargas (FGV) André Braz.

Segundo ele, o impacto da gasolina, item de maior peso no IPCA, será de 0,14 ponto percentual e do diesel, de 0,04 ponto. O diesel reverbera de forma mais indireta no índice oficial de inflação, através de custos indiretos e frete.

A Petrobras anunciou nessa sexta reajustes de 5,18% para a gasolina e de 14,26% para o diesel, valendo já a partir deste sábado (18), mesmo sob forte protesto do presidente Jair Bolsonaro e da classe política em meio à pressão inflacionária em ano eleitoral.

Braz explicou que esses reajustes devem aparecer nos índices de junho e julho e podem elevar a previsão para o IPCA acumulado neste ano para 9,2%, taxa bem acima do teto da meta, que é de 3,50% com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual.

“(O aumento da) gasolina na bomba pode chegar a 2% e do diesel, a 5%. O impacto total será de 0,18 ponto percentual na inflação, mas isso vai ser distribuído entre junho e julho”, disse Braz.

“Minha estimativa está em 9,2% para a inflação deste ano com impactos diretos e indiretos desse reajuste”, completou. “Mas tem que ver como será o efeito do ICMS, que pode atenuar (o impacto do aumento dos combustíveis) e talvez trazer o IPCA para menos de 9%.”

A Câmara dos Deputados concluiu na última quarta (15) a votação do projeto que fixa um limite de aproximados 17% para a cobrança do ICMS sobre os setores de combustíveis, energia elétrica, gás natural, comunicações e transporte coletivo, que tinha voltado do Senado e seguirá para sanção presidencial.

O texto prevê que até 31 de dezembro deste ano haverá uma compensação paga pelo governo federal aos Estados e aos municípios pela perda de arrecadação do ICMS.

“Traição”

Em visita ao Rio Grande do Norte o presidente Jair Bolsonaro responsabilizou a Petrobras pelo novo aumento dos combustíveis. Ele disse que o reajuste é “uma traição para com o povo brasileiro” e que vai pedir a instalação de uma CPI para investigar o presidente, os diretores e os membros dos conselhos da estatal.

“É uma traição para com o povo brasileiro. O presidente da Petrobras, o diretor e seu conselho traíram o povo brasileiro. O lucro da Petrobras é uma coisa que ninguém consegue entender, algo estúpido. Ela lucra seis vezes mais que a média das petrolíferas de todo mundo”, disse Bolsonaro.

Segundo ele, as petrolíferas fora do Brasil reduziram a margem de lucro para atender aos anseios da sua população em momentos de crise. “A Petrobras, só no primeiro trimestre deste ano, lucrou R$ 44 bilhões. E você tem como reduzir essa margem de lucro porque está previsto na lei de estatais que ela tem que ter um fim social. E ela não se preocupa com o social, se preocupa apenas com o lucro.”

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Taxas fecham em queda firme em dia de ajustes após aumento dos juros básicos
Bolsonaro diz que novo reajuste nos combustíveis foi “traição da Petrobras”
https://www.osul.com.br/novo-reajuste-da-petrobras-tera-impacto-de-018-sobre-a-inflacao-oficial/ Novo reajuste da Petrobras terá impacto de 0,18% sobre a inflação oficial 2022-06-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar