Sexta-feira, 26 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Futebol Novo uniforme da seleção da Ucrânia causa revolta na Rússia antes da Eurocopa

Compartilhe esta notícia:

Uniforme da Ucrânia para a Euro 2020 incluí mapa do país com a Crimeia. (Foto: Reprodução/Andriy Pavelko/Facebook)

O novo uniforme da Ucrânia foi apresentado no último domingo (6), dias antes do início do Campeonato Europeu, na página de Facebook do chefe da Associação Ucraniana de Futebol, Andriy Pavelko.

A frente da camisa, tanto a titular – amarela – quanto a reserva – branca – mostra as fronteiras do país. Um slogan na parte superior das costas diz “Glória à Ucrânia!” e dentro da camisa há um slogan que declara “Glória aos heróis!” – as duas frases são usadas na Ucrânia como uma saudação militar oficial.

O deputado russo Dmitry Svishchev foi citado pela agência de notícias russa RIA dizendo que o desenho da camisa era “uma provocação política”. Ele disse que mostrar um mapa da Ucrânia “que inclui um território russo é ilegal”.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse nas redes sociais que os slogans nas camisetas eram nacionalistas e que o slogan “Glória à Ucrânia! Glória aos heróis!” ecoou um grito de guerra alemão nazista.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a escolha do uniforme da Ucrânia é prerrogativa dos organizadores do torneio.

Indagado se isso poderia incitar problemas caso Ucrânia e Rússia se enfrentem na fase eliminatória do torneio, Peskov respondeu: “Esporte é esporte, e precisamos estar acima da incitação de ódio entre russos e ucranianos”.

As relações entre Moscou e Kiev deterioraram-se drasticamente após a anexação da Crimeia e o início de uma rebelião separatista apoiada pela Rússia no Leste da Ucrânia, em 2014.

A Ucrânia joga sua primeira partida da Euro 2020 contra a Holanda neste domingo (13), em Amsterdã, e também enfrenta a Áustria e a Macedônia do Norte no Grupo C.

A Rússia enfrenta a Bélgica em São Petersburgo, neste sábado (12), e também jogará contra a Dinamarca e a Finlândia no Grupo B.

Amistosos

Com o início da Eurocopa marcado para esta sexta, seleções europeias aproveitaram o atual período de Data Fifa para disputar amistosos preparatórios. Em Middlesbrough, na Inglaterra, o time da casa contou com um gol de pênalti de Marcus Rashford, estrela do Manchester United e capitão nacional aos 23 anos, para vencer a Romênia por 1 a 0.

Agora, os ingleses focam nos treinos antes de estrearem na Eurocopa, no próximo domingo, em Wembley, onde enfrentam a Croácia, outro time que jogou neste domingo. A seleção croata foi a Bruxelas enfrentar a Bélgica, atual número 1 do ranking da Fifa, e saiu derrotada por 1 a 0 ao ter a rede balançada por Lukaku. Também na disputa do torneio continental, o time belga tem estreia marcada para sábado contra a Rússia, em São Petersburgo.

O resultado mais elástico do dia ficou por conta da Holanda, que recebeu a Geórgia em Enschede e venceu por 3 a 0, com atuação de destaque de Memphis Depay, do Lyon. Especulado no Barcelona e no Paris Saint-Germain, o camisa 10 holandês fez um gol de pênalti e deu assistência para Weghorst ampliar. Além disso, foi um rebote após finalização dele que permitiu o terceiro gol, marcado por Gravenberch. Depay e seus companheiros iniciam a disputa da Eurocopa no domingo que vem, contra a Ucrânia, em Amsterdã.

Outra estrela que esteve em campo foi o jovem goleador do Borussia Dortmund, Erling Haaland, que passou em branco na derrota por 2 a 1 da Noruega diante da Grécia, em amistoso entre duas seleções que estão fora da Eurocopa. Masouras e Andoutsos deixaram os gregos com dois gols de vantagem no placar ainda no primeiro tempo, e o máximo que os noruegueses conseguiram na etapa final foi diminuir, com gol de Strandberg.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Futebol

Grêmio empata em 0 a 0 com Brasiliense e confirma classificação para próxima fase da Copa do Brasil
Seleção Brasileira: partida contra o Paraguai marca a última antes da Copa América
https://www.osul.com.br/novo-uniforme-da-selecao-da-ucrania-causa-revolta-na-russia-antes-da-eurocopa/ Novo uniforme da seleção da Ucrânia causa revolta na Rússia antes da Eurocopa 2021-06-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar