Quarta-feira, 02 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Novos comandantes da Marinha e da Aeronáutica são nomeados

Compartilhe esta notícia:

Os nomeados, Marcos Sampaio Olsen e Marcelo Kanitz Damasceno, foram escolhidos pelo presidente eleito Lula.(Foto: Divulgação)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou as nomeações dos novos comandantes da Marinha e da Aeronáutica nessa sexta-feira (30), em publicação no Diário Oficial da União. Os nomeados foram escolhidos pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Quem assume o comando da Marinha a partir deste sábado (31) é o Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen. Ele substitui Almir Garnier Santos.

Por enquanto, Olsen foi designado para ocupar o posto interinamente. A nomeação definitiva deverá ser assinada por Lula, quando o presidente eleito assumir, a partir deste domingo (1º).

Já Aeronáutica ficará sob o comando do Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno a partir de 2 de janeiro de 2023, em substituição a Carlos Almeida Baptista Junior.

Os dois nomes já haviam sido anunciados pelo futuro ministro da Defesa de Lula, José Múcio Monteiro.

Perfis

Desde dezembro de 2021, Olsen ocupa o cargo de Comandante de Operações Navais. Na Marinha desde 1979, ele já passou por dezenas de cargos e comissões. As principais são as seguintes:

  • Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais;
  • Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha;
  • Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa – EUA.

De outubro de 2020 a dezembro de 2022, Damasceno ocupou o cargo de Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.

O Tenente-Brigadeiro ingressou na Força Aérea Brasileira em março de 1976. Entre os cargos de destaque na sua trajetória, estão:

Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica;
Comando da Aeronáutica 16-4.

Troca no Exército

O Diário Oficial da União da última quarta (28) oficializou a troca de comando no Exército. O primeiro decreto exonerou Marco Antônio Freire Gomes do cargo de comandante do Exército enquanto o segundo nomeou o general Júlio Cesar de Arruda para exercer interinamente a função.

Ambos os decretos entraram em vigor nessa sexta (30). A data de posse do novo comandante do Exército já havia sido antecipada pelo futuro ministro da Defesa, Jose Múcio.

O general Júlio Cesar de Arruda é o atual chefe do departamento de Engenharia e Construção do Exército. Nascido em 9 de janeiro de 1959, em Cuiabá, foi incorporado ao Exército em 1975. Dois anos depois, ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras.

Durante sua vida militar, serviu em unidades de engenharia em Itajubá (MG), no Rio de Janeiro-RJ, em Cuiabá e em Brasília. Como tenente-coronel, foi assessor do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (2000-2001) e comandou o 1º Batalhão de Forças Especiais, em Goiânia, no biênio 2005-2006.

Como coronel, realizou o curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército. Comandou a Escola de Administração do Exército/Colégio Militar de Salvador, foi instrutor do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva em Itajubá (MG), da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

No exterior, foi Observador Militar da Segunda Missão de Verificação das Nações Unidas em Angola (UnavemI I) e assessor da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai. Realizou o curso de Contraterrorismo e Cooperação Interagências na Universidade Nacional de Defesa, nos Estados Unidos.

Já como oficial general, foi comandante da Academia Militar das Agulhas Negras em Resende (RJ), comandante de Operações Especiais em Goiânia, diretor de Educação Superior Militar no Rio de Janeiro, subcomandante de Operações Terrestres em Brasília, vice-chefe do departamento de Engenharia e Construção também em Brasília e comandante militar do Leste no Rio de Janeiro.

Dentre as condecorações com que foi agraciado destacam-se a Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina, a Ordem do Mérito Militar – Grã-Cruz, a Ordem do Mérito Aeronáutico – Grande Oficial, a Ordem do Mérito Naval – Grande Oficial, e a Ordem do Mérito da Defesa – Grande Oficial.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Com viagem de Bolsonaro, presidente em exercício Hamilton Mourão recebe Geraldo Alckmin no Palácio do Planalto
Tudo pronto para a posse de Lula neste domingo
https://www.osul.com.br/novos-comandantes-da-marinha-e-da-aeronautica-sao-nomeados/ Novos comandantes da Marinha e da Aeronáutica são nomeados 2022-12-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar