Segunda-feira, 28 de setembro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Novos diretores assumem Casa de Cultura Mario Quintana, Teatro de Arena e Instituto Estadual de Artes Cênicas

Compartilhe esta notícia:

Thais Oliveira Pena e Clóvis Rocha acumulam experiências dentro e fora do Estado. (Foto: Arte sobre foto de Divulgação/Sedac)

O titular da Secretaria da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul, André Kryszczun, anunciou novos diretores para três instituições vinculadas à pasta. São eles Thais Oliveira Pena, que assume a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), e Clóvis Rocha, agora no comando do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen) e do Teatro de Arena.

Thais é gestora e produtora cultural Pena com trânsito entre os setores público e privado. Foi secretária de Meio Ambiente de Alvorada, onde coordenou o projeto e a execução da obra do Parque Lagoa do Cocão, além de secretária de Projetos Especiais, Captação e Inovação de Canoas. Também chefiou a área de eventos e relações públicas do governo do Distrito Federal e o Departamento de Relações Públicas do Ministério da Educação.

Na iniciativa privada, esteve à frente da ONG Missão Criança e de projetos de intervenção em design aplicado ao artesanato junto a instituições como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Também atuou como produtora executiva de eventos em Brasília e Rio de Janeiro.

“Chegar à Casa Mario Quintana, prédio histórico e reconhecido como um dos mais importantes equipamentos culturais do RS é motivo de grande orgulho e também é uma responsabilidade. Espero contribuir para ampliar seu diálogo com a sociedade, especialmente por meio de ações socioeducativas”, ressalta.

Já Clóvis Rocha é diretor artístico, coreógrafo, produtor cultural, ator, professor e pesquisador de danças populares brasileiras e artes cênicas. É graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e presidiu a Associação Gaúcha de Dança (Asgadan).

É fundador e diretor do Grupo de Danças Populares Andanças, com o qual idealizou e realizou projetos, espetáculos e festivais internacionais. Dentre suas principais iniciativas estão os espetáculos “Puchero, Brasileirada – Uma História de Amor” e “Dançando as Brinca”. Dirigiu, ainda, “Revolução Farroupilha – Uma História de Sangue e Metal” e assina “Uma Dança para Morte”.

O currículo também anbrange experiências como coreógrafo de filmes, óperas e montagens teatrais, colaborando com produções como “Netto e o Domador de Cavalos”, “Os Senhores da Guerra”, “Ópera Boiúna” e “Último Tango em Porto Alegre”. Recebeu o Prêmio Açorianos de Dança de 2013 na categoria “Personalidade da Dança” e outras honrarias.

Em sua carreira internacional, representou o Brasil em eventos na América Latina, Europa, Ásia e Estados Unidos, atuando como bailarino, palestrante, professor e diretor artístico. É autor do livro “ABC das Danças Gaúchas de Salão” e participa como avaliador, curador e palestrante em festivais, editais e encontros culturais ligados a artes cênicas.

“O Ieacen é um espaço muito necessário para interlocução, escuta e proposição de políticas públicas. Já o Teatro de Arena é uma instituição tão histórica quanto querida e necessária. Para mim é muito mais que um prédio, pois se tornou símbolo e inspiração, com seus 59 anos de lutas”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Ministros do Supremo sinalizam que podem ser mais atuantes nas eleições deste ano do que em pleitos anteriores
Bolsas da Europa fecham em alta com expectativas por um acordo entre Estados Unidos e Irã
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x