Domingo, 05 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 11 de novembro de 2015
O número de refugiados e imigrantes que cruzaram o Mediterrâneo e chegaram às costas europeias em 2015 atingiu 800 mil nessa terça-feira, quadruplicando o quantitativo registrado em 2014, informou a OIM (Organização Internacional das Migrações). Segundo a entidade, até o domingo 798.792 pessoas haviam chegado à UE (União Europeia).
“Não obstante, calculamos que esse número foi superado nas últimas horas e que ultrapassamos o limiar dos 800 mil”, disse o porta-voz da OIM, Joel Millman. Desse total, 653.075 ficaram na Grécia, 141.766 na Itália, 3.845 na Espanha e 106 em Malta. No mesmo período, a OIM registrou 3.455 mortes de migrantes que tentaram atravessar o Mediterrâneo.
Austrália
Autoridades australianas recuperaram o controle de um polêmico centro de detenção de imigrantes, afirmaram nessa terça-feira altos funcionários, após a morte de um requerente de asilo ter provocado tumultos que causaram pelo menos cinco feridos e danos generalizados. Foram enviados reforços emergenciais, depois que os revoltosos derrubaram cercas e provocaram incêndios no centro localizado em um posto avançado australiano nas remotas Ilhas Christmas. Os requerentes de asilo são um assunto político quente na Austrália, onde os sucessivos governos se comprometeram a impedi-los de chegar ao continente, enviando os interceptados em embarcações inseguras.