Sexta-feira, 17 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de outubro de 2015
O número de passageiros em viagens aéreas no mercado doméstico no Brasil em agosto de 2015 chegou a 7,8 milhões – uma queda de 2,4% em relação ao mesmo mês de 2014. Em oito meses, a quantidade de viajantes acumulou crescimento de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A demanda por voos domésticos no Brasil caiu 0,4% em agosto se comparado ao mesmo período de 2014, segundo dados divulgados nessa quarta-feira pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A oferta de assentos pelas companhias aéreas no mês passado subiu 0,4% na mesma base comparativa. Com o resultado de agosto de 2015, a demanda doméstica encerrou uma sequência de 22 meses consecutivos de crescimento, mas alcançou o seu segundo maior nível para o mês desde o início da série. Já a oferta doméstica completou o 12 mês seguido de crescimento com esta alta de agosto.
Companhias
A companhia aérea TAM, do grupo Latam, e a Gol tiveram leve queda de 0,9 ponto percentual em sua participação de mercado no período. A Azul Linhas Aéreas Brasileiras e Avianca Brasil ampliaram suas fatias em 0,8 ponto, de acordo com os dados divulgados pela Anac.
Internacional
Nas rotas internacionais operadas pelas companhias brasileiras, a demanda do transporte aéreo apresentou crescimento pelo 18 mês consecutivo. O aumento foi de 16,7%, em relação a agosto do ano passado.