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| O avanço do carro elétrico é mais rápido do que se imaginava

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(Foto: Reprodução)

Em 2015, somente cerca de um em cada 150 carros vendidos nos Estados Unidos tinha uma tomada e uma bateria. Mas a adoção em massa dos veículos elétricos está a caminho e vai chegar muito antes do que as pessoas imaginam. O motivo, em parte, é que veículos elétricos são dispositivos, e mudanças tecnológicas em dispositivos são rápidas. Um grande salto está nas baterias. Um veículo elétrico típico hoje custa 30 mil dólares nos EUA e tem uma autonomia de, no máximo, 160 quilômetros por carga. Dentro de um ano, os veículos vão poder percorrer o dobro desta distância e custar apenas um pouco mais.

A montadora Tesla Motors Inc. é a “porta­estandarte”, prometendo o Model 3, um veículo concebido para atrair as massas a um preço de 35 mil dólares, sem incentivos, e uma autonomia de mais de 320 quilômetros. Em comparação, o preço de um carro novo típico nos EUA hoje gira em torno de 33 mil dólares. A concorrência entre veículos elétricos e híbridos será acirrada e acabará derrubando os preços finais.

No entanto, a Tesla está longe de ser a única. No fim do ano, a Chevrolet lança o Bolt EV por 37,5 mil dólares. Ele também terá autonomia de mais de 320 quilômetros, que parece ser a nova meta das fabricantes para acabar com “a fobia do alcance” – medo de o veículo ficar sem energia no caminho – de potenciais compradores de carros elétricos. E isso é apenas o começo.

No curto prazo, muitos desses carros serão híbridos “plug-in” (carregados na tomada), com motores movidos a eletricidade e a gasolina. Faz sentido juntá-los, já que a maioria dos novos modelos tem autonomia suficiente para a distância média percorrida pelo americano para chegar ao trabalho e voltar sem usar gasolina. Steve Majoros, diretor de marketing da unidade Chevrolet, que faz parte da General Motors Co., aponta que 90% das viagens feitas com o híbrido elétrico Volt usaram só a eletricidade. Em quilômetros rodados, a proporção é de 65%. O Volt pode percorrer 85 quilômetros com uma carga.

Tendências.
A concorrência entre veículos elétricos e híbridos será acirrada e derrubará preços. A Volkswagen AG prometeu transformar todos os seus modelos em híbridos plug­in até 2025. A BMW AG fez a mesma promessa. Já a Hyundai Motor Co. prometeu oito modelos híbridos até 2020, mais dois modelos totalmente elétricos. O Prius reformulado da Toyota Motor Corp., dobrou seu alcance e chegará ao mercado neste ano.

Outra tendência vai ajudar: a proliferação de estações de recarga. A ChargePoint informou que sua rede possui 30 mil estações nos EUA, onde os proprietários de carros elétricos podem recarregar as baterias. Em comparação, há cerca de 90 mil postos de gasolina acessíveis ao público americano, informa Mike Fox, diretor executivo das Concessionárias de Gasolina e Serviços Automotivos da América.

O número de estações de recarga comerciais está crescendo rapidamente e uma das razões é que elas são relativamente baratas – custando entre 3 mil dólares e 7,5 mil dólares por ponto de carga. Quando ligadas a um negócio, as estações podem atrair consumidores e incentivá-los a passar um tempo maior e gastar mais no local.

Migração.
Os motoristas não vão migrar para os carros elétricos tão rapidamente como fizeram com os smartphones. O americano fica com seu carro por uma média de 11 anos. Para a maioria das pessoas, contudo, quando chegar o momento de trocar de carro, haverá um leque de veículos plug-in disponíveis a preços comparáveis com o dos automóveis a gasolina.

É da natureza das revoluções tecnológicas dar a impressão de que nada está mudando – até parecer que tudo mudou de uma vez. Se a Tesla cumprir as promessas em relação ao Modelo 3, diz Fox, “veículos à gasolina serão história – junto com cavalos e charretes”.

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https://www.osul.com.br/o-avanco-do-carro-eletrico-e-mais-rapido-do-que-se-imaginava/ O avanço do carro elétrico é mais rápido do que se imaginava 2016-09-16
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