Quinta-feira, 23 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 21 de dezembro de 2017
O BC (Banco Central) informou, por meio de um relatório divulgado nesta quinta-feira (21), que a inflação de 2017 ficará abaixo do piso da meta fixada pelo governo federal, que é de 3%. No relatório, o BC estima que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de 2017 será de 2,8%. Em um relatório divulgado em setembro, a previsão de inflação de 2017 era de 3,2%.
Para o ano que vem, a autoridade monetária informou que a estimativa é de que a inflação oficial do Brasil ficará entre 4% e 4,2%. Na última estimativa, feita em setembro, o BC previu que o IPCA ficaria entre 3,8% e 4,3% em 2018.
PIB
No documento, o BC informou ainda que elevou a previsão para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2017 de 0,7% para 1%. O PIB é a soma de todos os bens e serviços feitos no País, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o comportamento da economia.
O mercado financeiro estima uma alta de 0,96% para o PIB em 2017 e de 2,64% para o próximo ano. Na semana passada, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou que o governo projeta um crescimento de 1,1% do PIB em 2017 e de 3% em 2018.
Para o ano que vem, a autoridade monetária estimou um crescimento da economia brasileira da ordem de 2,6%. No último relatório, a previsão de alta do PIB para 2018 era de 2,2%.
Juros
A queda nas previsões de inflação – com um valor abaixo da meta central de 4,5% projetada para este ano – é um indicativo de que o Banco Central tende a manter o processo de corte dos juros básicos da economia, atualmente em 7% ao ano.
No documento, o BC afirma que “para a próxima reunião, caso o cenário básico evolua conforme esperado, e em razão do estágio do ciclo de flexibilização, o Comitê vê, neste momento, como adequada uma nova redução moderada na magnitude de flexibilização monetária”.
Na última reunião do Copom, a Selic foi reduzida em 0,5 ponto percentual, para 7% ao ano. No relatório de inflação, o Copom pondera, no entanto, que a próxima reunião está “mais suscetível a mudanças na evolução do atual cenário e seus riscos que nas reuniões anteriores”.
IPCA
O IPCA ficou em 0,28% em novembro, 0,14 ponto percentual abaixo do resultado de outubro, informou no dia 8 deste mês o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estítica). A inflação oficial do País acumulada no ano está em 2,50%, o menor resultado para o período desde 1998 (1,32%) e bem abaixo dos 5,97% verificados nos mesmos meses 2016.
O acumulado dos últimos 12 meses (2,80%) superou os 2,70% dos 12 meses imediatamente anteriores. Em novembro de 2016, o IPCA foi de 0,18%. Alimentação e bebidas (-0,38%) e artigos de residência (-0,45%) foram os únicos grupos com queda nos preços. Entre os demais, destaque para habitação (1,27%), e transportes (0,52%).