Quinta-feira, 16 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 25 de janeiro de 2019
O Brasil vai enfrentar a Bolívia, a Venezuela e o Peru na primeira fase da Copa América. O sorteio dos grupos foi realizado na noite de quinta-feira (24) em uma casa de espetáculos na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Confira.
A seleção brasileira fará a estreia contra a Bolívia, no dia 14 de junho, no Morumbi. O segundo confronto será em Salvador, em 18 de junho, contra a Venezuela. O time nacional volta para São Paulo para fechar a fase de grupos contra o Peru, no dia 22, no Itaquerão.
A final acontecerá no Rio no dia 7 de julho.
A competição será disputada em cinco cidades: São Paulo, Rio, Porto Alegre, Salvador e Belo Horizonte.
O técnico Tite já disse que o título da competição será decisivo para a sua permanência no cargo. Ele renovou o contrato após a derrota da equipe no Mundial da Rússia, mas está com o prestígio desgastado.
O treinador, por outro lado, conta com a promessa do presidente eleito, Rogério Caboclo, de que manterá o treinador mesmo se a seleção for eliminada precocemente da competição.
O torneio será disputado no País depois de 30 anos. Em 1989, o time comandado por Sebastião Lazaroni acabou com o jejum de 40 sem vencer o campeonato após ganhar do Uruguai na decisão.
A última edição do torneio foi a responsável pela queda de Dunga da seleção. O time foi eliminado ainda na primeira fase.
Antes da abertura do torneio, Tite fará dois jogos amistosos em junho. Um será em Porto Alegre e o outro no Maracanã.
O sorteio contou com os treinadores das 12 seleções que disputarão a competição. Cafu comandou o evento. Marta, Lugano, Zico, Zé Roberto, Romerito, Maturana e Ronaldinho Gaúcho participaram do sorteio.
Com a definição dos grupos e dos jogos da primeira fase, começará nesta sexta-feira (25), às 12h, a segunda fase de venda de ingressos para o torneio.
Segundo o comitê organizador da competição, serão colocadas à venda 228 mil novas entradas no site ingressos.copaamerica.com, para todas as 26 partidas da competição. Os bilhetes custam de R$ 590 a R$ 60 e serão vendidos por ordem de chegada.
Grupos e jogos da primeira fase
O grupo A é composto por: Brasil; Bolívia; Venezuela; Peru. Já o grupo B é composto por: Argentina; Colômbia; Paraguai; Qatar. O grupo C é integrado por: Uruguai; Equador; Japão; Chile.
Jogos por cidade-sede e estádio
Em São Paulo, acontecem os seguintes jogos no Morumbi: Brasil x Bolívia, dia 14 de junho, às 21h30min; Japão x Chile, dia 17 de junho, às 20h; e Colômbia x Qatar, em 19 de junho, às 18h30min.
Também em São Paulo, mas no Itaquerão, acontece, em 22 de junho, às 16h, Peru x Brasil.
No Rio de Janeiro, no Maracanã, acontece Paraguai x Qatar, no dia 16 de jun, às 16h; Bolívia x Peru, dia 18 de junho, às 18h30min; e Chile x Uruguai, dia 24 de junho, 20h.
Em Belo Horizonte, no Mineirão, acontecem os jogos Uruguai x Equador, no dia 16 de junho, às 19h; Argentina x Paraguai, no dia 19 de junho, às 21h30min; Bolívia x Venezuela, dia 22 de junho, às 16h; e Equador x Japão, dia 24 de junho, às 20h.
Em Porto Alegre, a Arena do Grêmio recebe Venezuela x Peru, dia 15 de junho, às 16h; Uruguai x Japão, dia 20 de junho, às 20h; Qatar x Argentina, dia 23 de junho, às 16h.
Em Salvador, na Fonte Nova, acontecem os jogos Argentina x Colômbia, dia 15 de junho às 19h; Brasil x Venezuela, dia 18 de junho, às 21h30min; Equador x Chile, dia 21 de junho, às 20h; e Colômbia x Paraguai, dia 23 de junho, 16h.