Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral O Brasil já aplicou ao menos uma dose de vacina em mais de 6 milhões e 300 mil pessoas

Compartilhe esta notícia:

A segunda dose já foi aplicada em 1.750.781 pessoas (0,83% da população do país) em todos os Estados e no Distrito Federal. (Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini)

Um balanço da vacinação contra a Covid-19 desta quinta-feira (25) aponta que 6.338.137 de pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, segundo dados divulgados até as 20h. O número representa 2,99% da população brasileira.

A segunda dose já foi aplicada em 1.750.781 pessoas (0,83% da população do país) em todos os Estados e no Distrito Federal. No total, 8.088.918 doses foram aplicadas em todo o país.

A informação é resultado de uma parceria do consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, O Globo, Extra, O Estadão de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL. Os dados de vacinação passaram a ser acompanhados a partir de 21 de janeiro.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta quinta-feira (25) que espera imunizar até junho 50% da população vacinável do país, atingindo 100% até o final do ano. Pelos cálculos do ministro, isso totalizaria cerca de 170 milhões de brasileiros. Segundo Pazuello, a conta exclui as pessoas que estão na faixa etária até 18 anos, mulheres grávidas, portadores de comorbidades graves e pessoas imunodeprimidas. “Tem pessoas que ainda não podem ser vacinadas.”

Pazuello informou que, desde o início da campanha de vacinação até o momento – em torno de 35 dias –, foram distribuídos entre 13 milhões e 14 milhões de doses de vacina. “É uma vitória do nosso país, com produção própria, em alguns casos; com importação, em outros; e com a capacidade logística de distribuir isso para os estados e para 5.570 municípios de forma simultânea.”

Rio Grande do Sul

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul distribuiu, na manhã desta quinta-feira (25), mais 219,2 mil doses de vacinas contra a Covid-19 aos municípios. O repasse compreende os dois lotes recebidos na quarta-feira pelo Estado: 135 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca e outras 84,2 mil da CoronaVac.

Em acordo construído com os municípios, esses lotes serão utilizados para a segunda dose da CoronaVac a trabalhadores da saúde, indígenas e residentes institucionalizados em lar de idosos, os quais já tinham tido as primeiras doses nos repasses de 1º e 8 de fevereiro. Além desses, a remessa permitirá uma ampliação nos grupos de idosos, para quem será destinada a primeira dose com a vacina da AstraZeneca.

“Como já imunizamos os idosos de 85 anos ou mais, agora chegou a hora de ampliar a vacinação desse grupo. Os municípios devem começar com os de 84 anos, e ir diminuindo gradativamente a idade, enquanto houver doses disponíveis. Precisamos aproveitar de forma integral todas as vacinas”, explicou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

As faixas etárias específicas a serem atendidas podem variar de município para município, já que a quantidade é baseada em projeções do censo do IBGE sujeitas a variações. Essa é uma definição que cabe a cada secretaria municipal de saúde, conforme disponibilidade de doses. As informações são do portal de notícias G1, da Agência Brasil e da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

O presidente do Banco do Brasil coloca o seu cargo à disposição de Bolsonaro
O Ministério da Saúde diz ter assinado um acordo para a compra de 20 milhões de doses da Covaxin
https://www.osul.com.br/o-brasil-ja-aplicou-ao-menos-uma-dose-de-vacina-em-mais-de-6-milhoes-e-300-mil-pessoas/ O Brasil já aplicou ao menos uma dose de vacina em mais de 6 milhões e 300 mil pessoas 2021-02-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar