Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte O Brasil mantém e a Argentina perde dois clubes nas oitavas de final da Libertadores

Compartilhe esta notícia:

Flamengo e Grêmio decidem quem vai para a final da Libertadores. (Foto: Reprodução)

A derrota do Athletico-PR para o Boca Juniors, com gol de Tevez nos minutos finais, impede que o Brasil tenha cinco campeões de grupo como aconteceu em 2018. Mas haverá seis times brasileiros nas oitavas, como em 2018.

A Argentina terá apenas um classificado na liderança: o Boca. Há um ano, este era o caso exclusivo do River Plate. Os argentinos tinham seis representantes no ano passado e agora serão quatro. Isto porque Huracán e Rosario Central foram lanternas de suas chaves.

Ano passado, as oitavas tiveram seis times do Brasil e da Argentina, dois paraguaios, um colombiano e outro chileno. Desta vez haverá seis brasileiros, quatro argentinos, três paraguaios, dois equatorianos e um uruguaio.

A questão é como será no segundo semestre. Em 2018, quando chegaram às semifinais, Palmeiras e Grêmio tinham 26 e 21 jogos a mais do que Boca Juniors e River Plate. Perderam as duas semifinais.

Sorteio

As oitavas de final da Copa Libertadores podem ter confrontos entre equipes brasileiras. Com a classificação garantida de seis representantes do País para a próxima fase, a expectativa é saber qual será o resultado do sorteio desta segunda-feira (13), às 20h30min, no Paraguai, quando serão definidos os cruzamentos entre os 16 times restantes na competição.

O sorteio para decidir os confrontos terá um método simples: os oito campeões de cada grupo estarão em um pote e os oito segundo colocados estarão em outro. Cada um dos oito confrontos vai reunir times divididos nesses dois diferentes recipientes. Mesmo clubes que tenham sido adversários na fase de grupos podem se enfrentar novamente. Na segunda-feira a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) também vai definir os confrontos das etapas futuras da competição.

Dos brasileiros, Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo e Inter avançaram na primeira posição, enquanto o Grêmio e Athletico-PR se classificaram como segundo colocados. As oitavas de final da Libertadores serão somente no fim de julho, depois da realização da Copa América.

Abaixo a situação dos times brasileiros classificados:

Palmeiras

O time do técnico Luiz Felipe Scolari bateu o San Lorenzo por 1 a 0, na quarta-feira (8), no Allianz Parque, e garantiu o primeiro lugar geral da primeira fase. Isso dá ao Palmeiras o direito de jogar sempre em casa na segunda partida do mata-mata, seja as oitavas de final ou outra fase mais adiante. No ano passado o clube foi semifinalista da competição.

Cruzeiro

A equipe mineira perdeu a invencibilidade na Libertadores ao perder por 2 a 1 para o Emelec, no Mineirão. Apesar disso, avançou com a segunda melhor campanha de toda a fase de grupos, com cinco vitórias e uma derrota em seis rodadas. Bicampeão da Libertadores, o Cruzeiro caiu nas quartas de final do ano passado e na fase final deste ano, só não decidirá um confronto em casa se tiver de enfrentar o Palmeiras.

Flamengo

O clube carioca garantiu a vaga ao empatar sem gols com o Peñarol, em Montevidéu. O Flamengo foi o primeiro colocado do grupo D com os mesmos dez pontos da LDU, porém com saldo de gols melhor. Campeão em 1981, o time rubro-negro terá o direito de jogar a segunda partida das oitavas de final no Maracanã. No ano passado o time deu adeus à competição justamente nesta etapa da competição.

Athletico-PR

O Furacão perdeu para o Boca Juniors na quinta-feira (9), na Bombonera, por 2 a 1, e terminou na segunda colocação da chave. O técnico Tiago Nunes mantém a base da equipe campeã da Copa Sul-Americana, agora reforçada pelo argentino Marco Rúben. A goleada por 3 a 0 diante do Boca no primeiro turno mostrou que o time pode sonhar alto nesta Libertadores.

Internacional

O Colorado acabou a fase de grupos como único brasileiro invicto na Libertadores. Assim, o time teve uma das melhores campanhas da etapa classificatória. Destaque para o bom desempenho nos dois jogos contra o atual campeão River Plate. Para a fase mata-mata, a torcida aposta alto em Paolo Guerrero. Após cumprir suspensão por doping, o atacante peruano retornou aos gramados em abril e tem sido peça fundamental na engrenagem da equipe. A expectativa é de que no segundo semestre, com mais ritmo de jogo, Guerrero possa se ainda mais decisivo.

Grêmio

Após fazer três jogos ruins no início da sua trajetória na Libertadores, o cumpriu a missão de avançar à fase mata-mata com uma vitória sobre a Universidad Católica. O time gaúcho fez uma campanha de recuperação no torneio com as três vitórias consecutivas e cumpriu a promessa feito aos torcedores pelo técnico Renato Portaluppi. O impressionante poder de reação recoloca o Grêmio como um dos fortes candidatos ao título. Renato tem um elenco com boa opções para enfrentar qualquer adversário em condições de igualdade.

 

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Neymar marcou um gol e deu assistência para outro em vitória do PSG antes de cumprir suspensão
Rio de Janeiro e São Paulo abrem guerra para receber o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1
https://www.osul.com.br/o-brasil-mantem-e-a-argentina-perde-dois-clubes-nas-oitavas-de-final-da-libertadores/ O Brasil mantém e a Argentina perde dois clubes nas oitavas de final da Libertadores 2019-05-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar