Sexta-feira, 10 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O Brasil recebeu 90 mil pessoas de países com transmissão de coronavírus na semana em que confirmou o seu primeiro caso

Compartilhe esta notícia:

Maioria saiu dos EUA, hoje epicentro da pandemia. Quase 7 mil chegaram da Itália. (Foto: Ascom/Felipe Carneiro/Divulgação)

Na semana em que o Brasil confirmou seu primeiro caso de Covid-19, mais de 90 mil pessoas chegaram ao País vindas de nações com transmissão local do coronavírus reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De 23 de fevereiro a 1º de março, segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), desembarcaram nos aeroportos brasileiros 91.932 pessoas provenientes de Itália, Espanha, Estados Unidos, China, Reino Unido, Alemanha, França e Emirados Árabes.

O Brasil decidiu restringir a entrada de estrangeiros nos aeroportos apenas em 19 de março.

Os países citados são aqueles em que, segundo os critérios da OMS, o vírus já circulava, enquanto em outros locais os doentes haviam sido contaminados em viagens ao exterior. Não é possível dizer quantos dos viajantes são brasileiros nem quantos são turistas.

Na semana do dia 23 de fevereiro, em que muitos brasileiros voltavam de viagem após o feriado do carnaval, o número de casos confirmados no mundo ainda era tímido, se comparado com a situação atual.

A escalada da epidemia nos dias seguintes, porém, indica que o vírus circulava de maneira mais generalizada do que se acreditava naquele momento.

Isso pode ser explicado pelo período de incubação (tempo entre a infecção e o aparecimento dos sintomas), que varia de 2 a 14 dias.

Naquela época, o epicentro da epidemia ainda era a China, onde o vírus surgiu.

Em 1º de março, havia quase 80 mil infectados entre os chineses, e a província de Hubei, a mais atingida, estava em quarentena havia mais de um mês.

Outros 20 mil chegaram da Espanha e da França. Os franceses já tinham dois óbitos confirmados em 27 de fevereiro, enquanto os espanhóis, hoje com a segunda maior quantidade de mortes, ainda contavam 15 casos.

O número total de passageiros pode ser maior, já que o levantamento da Anac não permite identificar todos os trajetos dos viajantes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O ex-ministro da Agricultura lamentou as “besteiras” do ministro da Educação contra a China
Imagens inéditas flagram o momento exato da infecção do coronavírus na célula
https://www.osul.com.br/o-brasil-recebeu-90-mil-pessoas-de-paises-com-transmissao-de-coronavirus-na-semana-em-que-confirmou-o-seu-primeiro-caso/ O Brasil recebeu 90 mil pessoas de países com transmissão de coronavírus na semana em que confirmou o seu primeiro caso 2020-04-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar