Quarta-feira, 01 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de abril de 2020
O Brasil registrou ao menos oito mortes de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem com diagnóstico confirmado de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. Outras 11 mortes destes profissionais seguem em investigação porque trazem traços semelhantes ao da doença.
O balanço foi divulgado pelo Confen (Conselho Federal de Enfermagem) e traz dados até a tarde de terça-feira (7).
A maior parte das mortes ocorreu em São Paulo, capital (8); seguido por Recife (3) e Brasília (2). Também houve mortes registradas em Goiânia/GO, Mossoró/RN, São Gonçalo/RJ e Porto Alegre/RS. O mais novo enfermeiro a morrer de Covid-19 tinha 36 anos e atuava em Brasília.
Ao portal de notícias G1, a entidade afirma que “é altamente provável” que estes profissionais que morreram devido ao novo coronavírus tenham se contaminado no trabalho.
“Ressaltamos que estes índices se referem, ainda, à fase inicial da pandemia no Brasil. É urgente a adoção de medidas para capacitação e oferta adequada de equipamentos de proteção individual para reduzir os riscos de contaminação dos profissionais de Enfermagem que estão na linha de frente do combate à pandemia”, afirma o Confen, em nota.
Ao todo, há 2.263.132 profissionais de enfermagem registrados nos conselhos da profissão em todo o País, segundo o Confen. Destes, cerca de 50% estão na linha de frente no combate a Covid-19. O Confen afirmou ao G1 que ainda apura o número de profissionais de enfermagem que tenha contraído o vírus e ainda tenta se recuperar da doença.
Confira a lista:
— Técnica de Enfermagem, 40 anos, São Paulo-SP: confirmado;
— Enfermeira, 61 anos, Brasília-DF: confirmado;
— Auxiliar de Enfermagem, 72 anos, São Paulo-SP: aguardando;
— Técnico de Enfermagem, 62 anos, São Paulo-SP: confirmado;
— Auxiliar de Enfermagem, 48 anos, São Paulo-SP: aguardando;
— Enfermeiro, 45 anos, São Paulo-SP: confirmado;
— Técnico de Enfermagem, 48 anos, Mossoró-RN: confirmado;
— Técnica de Enfermagem, 66 anos, São Gonçalo-RJ: aguardando;
— Técnica de Enfermagem, 38 anos, Goiânia-GO: aguardando;
— Técnica de Enfermagem: 52 anos, Recife-PE: aguardando;
— Técnica de Enfermagem, 55 anos, Recife-PE: confirmado;
— Enfermeiro, 36 anos, Brasília-DF: confirmado;
— Auxiliar de Enfermagem, 62 anos, São Paulo-SP: aguardando;
— Enfermeira, 53 anos, São Paulo-SP: confirmado;
— Auxiliar de Enfermagem, 66 anos, São Paulo-SP: aguardando;
— Enfermeira, 29 anos, Recife-PE: aguardando;
— Técnica de Enfermagem, 44 anos, Porto Alegre: confirmado.
Em 29 de março, o Fantástico, da TV Globo, divulgou que há mais de 4 mil denúncias de profissionais de saúde envolvendo o enfrentamento da pandemia: são pedidos de orientação e de fiscalização em hospitais públicos e particulares. A escassez atinge até itens básicos como sabão.