Quarta-feira, 07 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 25 de junho de 2016
O canal do Panamá, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico, vai ser reinaugurado neste domingo, após vários testes e obras de expansão que custaram 5 bilhões de dólares.
O canal foi ampliado para permitir a passagem de embarcações com capacidade para até 14 mil contêineres. Com a expansão, sua capacidade vai triplicar assim como a expectativa de lucro das autoridades panamenhas. Atualmente, cerca de 1 bilhão de dólares é recolhido anualmente com os pedágios das embarcações que passam pelo local.
Reinauguração
Neste fim de semana, a rota será inaugurada pelo cargueiro de contêineres chinês Cosco Shipping Panama, com 48,25 metros de largura e 299,98 metros de comprimento. “Ter uma rota ampliada abre as portas aos produtores e empresas com o mundo”, disse à agência de notícias AFP Antonio Dominguez, gerente geral para a Costa Leste da América do Sul do transporte Maersk dinamarquês.
Comércio marítimo
Cerca de 5% do comércio marítimo mundial passa pelo canal. Seus principais usuários são EUA, China e Chile. A expectativa é que em dez anos passem pela rota 600 milhões de toneladas de mercadoria ao ano, o dobro do que acontece hoje.