Segunda-feira, 19 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 18 de janeiro de 2018
O nome completo da máquina é Mercedes-Benz 770K Grosser Offener Tourenwagen. O ano de fabricação, 1939. O carro que foi levado a leilão, na quarta-feira (17), em Scottsdale, nos arredores de Phoenix, nos Estados Unidos, pertencia a Adolf Hitler. O modelo foi escolhido pelo regime nazista para marcar várias ocasiões solenes, como a parada militar em Berlim (Alemanha) que comemorou a vitória sobre os franceses, em 1941.
A Worldwide Auctioneers, casa de leilão responsável pela venda, esperava arrecadar US$ 10 milhões com a Mercedes de Hitler – o nome do vencedor só será anunciado em fevereiro. “É o veículo historicamente mais significativo já posto à venda”, garante a firma.
No entanto, para não ser acusada de tentar glorificar o líder nazista, a casa pretende doar 10% do valor arrecadado para o Centro Simon Wiesenthal, uma das organizações judaicas mais importantes do mundo de defesa dos direitos humanos.
Nas redes sociais a Worldwide Auctioneers afirmou que, “de modo algum, a proposta desse leilão é glorificar Hitler e suas políticas destrutivas”. “O objetivo é mostrar um dos mais notáveis carros do século, construído por pessoas talentosas e que representa o auge em expertise”’, explicou.
História
A história do carro, de placa 1A 148461, está meticulosamente documentada. Somente 88 exemplares do modelo foram produzidos na fábrica de Sindelfingen, nos arredores de Stuttgart, entre 1938 e 1945.
Apenas cinco sobreviveram à Segunda Guerra Mundial – além do que está nos EUA, que foi confiscado pelas tropas americanas, um exemplar está no museu da marca alemã e outros três pertencem a colecionadores privados.
Para os aficionados, o “Super-Mercedes” conversível, também conhecido como W150, é uma obra de arte. Ele tem seis metros de comprimento e pode acomodar até oito pessoas. Alimentado por um motor de oito cilindros e 7,7 litros, possui potência de 230 cv e alcança uma velocidade máxima de 160 km/h – números impressionantes para o início dos anos 40.
Adaptações
O modelo de série, no entanto, serviu apenas de base para o carro, que teve de ser adaptado para a segurança do Führer. As especificações exatas foram ditadas pelo motorista de Hitler, o oficial da SS Erich Kempka – o mesmo que mais tarde seria encarregado de queimar com gasolina o corpo de Hitler, no dia 30 de abril de 1945.
Entre as adaptações feitas pelos nazistas, segundo documentos fornecidos pela Worldwide Auctioneers, estão os vidros de 40 mm e carroceria de aço de 18 mm de espessura, que eram responsáveis pela blindagem do automóvel.