Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Tecnologia O cemitério dos produtos do Google

Compartilhe esta notícia:

Site reúne as "lápides" de 166 programas, plataformas, redes sociais e até hardware da empresa que não existem mais.

Foto: Reprodução
Site reúne as "lápides" de 166 programas, plataformas, redes sociais e até hardware da empresa que não existem mais. (Foto: Reprodução)

Nos mais de 23 anos de existência do Google, a empresa norte-americana lançou, literalmente, centenas de produtos com as mais diversas funcionalidades, de e-mails a redes sociais, de caixas de som inteligentes a serviços de edição compartilhada. É natural que, ao longo dessa trajetória, muitos e muitos deles tenham ficar para trás. O site Google Cemetery (Cemitério do Google) reúne 166 produtos da empresa que foram descontinuados desde 2006. Relembre (ou conheça) alguns deles.

O Google tem uma série de serviços que funcionam muito bem, mesmo para alguns que estão no mercado há anos – como é o caso do Gmail e do Maps. Mas, mesmo com tanto sucesso em alguns lados, há uma lista grande de nomes que não existem mais e com nomes que fizeram sucesso durante a vida de cada um.

A interface do site é bem simples, com o ícone do serviço, nome, descrição e tempo de vida de todos os mais de 150 que estão catalogados. Passando o mouse por cima, a informação da causa de ser descontinuado é exibida.

Um dos exemplos é o saudoso Orkut. Ele foi a primeira contato como rede social da maioria dos internautas brasileiros. Durou 10 anos (de 2004 a 2014) e até hoje muitos não aceitam o fim das comunidades, scraps e outras funcionalidades que fizeram parte de nossas vidas.

“O Google afirmou que o principal motivo para a aposentadoria do Picasa é que ele queria concentrar seus esforços inteiramente em um único serviço multiplataforma de fotos, no Fotos”, explica o site sobre o fim do Picasa – que foi descontinuado em 2016. “O Dodgeball foi desativado e sucedido em fevereiro de 2009 pelo Latitude”, diz o site sobre o Dodgeball.

Outro site que trabalha de forma semelhante, mas com mais informações, é o Killed by Google. Ele lista muito mais do que o Cemetery, chegando em 146 produtos e que podem ser separados em serviços, aplicativos e até mesmo hardware feito pela empresa – como é o caso do notebook Chromebook Pixel, o Glass e o Projeto Ara.

Ambos deixam claro que o número de produtos descontinuados é muito maior do que os que ainda funcionam, mas alguns nomes poderiam ainda estar dentro do mundo dos vivos, como é o caso do Reader. Que saudade.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Nasa tentará lançar megafoguete à Lua em 14 de novembro
Profissionais maduros, acima de 50 anos, têm mais chances de sucesso na abertura de um negócio ou empresa
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar