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Brasil O Conselho Administrativo de Defesa Econômica incluiu os principais líderes dos caminhoneiros em investigação

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Fetcesp produziu um vídeo em maio de 2017 que citava possíveis consequências de uma paralisação. (Foto: Reprodução)

Além das entidades que representam as empresas transportadoras, a investigação aberta pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) teve a inclusão de vários nomes de lideranças do movimento dos caminhoneiros. Entre eles, foram incluídos os dois principais líderes do movimento: o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Autônomos (CNTA), Diumar Bueno, e o presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes. Há outros nomes de entidades dos trabalhadores, como Unicam e Sinditac, além de novas entidades ligadas às empresas transportadoras.

Uma dessas entidades citada no processo aberto pelo Cade é a Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo (Fetcesp). A entidade produziu um vídeo em maio de 2017 que citava possíveis consequências de uma paralisação. O vídeo citava que, no quinto dia sem caminhões, o Brasil enfrentaria situação de caos. Através da assessoria de imprensa, o Cade diz não é possível afirmar se o vídeo fará ou não parte da investigação.

Quando o vídeo foi lançado em maio do ano passado, o presidente da Fetcesp, Flávio Benatti, explicou que o objetivo era chamar atenção da sociedade para a importância do setor. “Muitos reclamam da circulação de caminhões, mas se esquecem da importância do transporte rodoviário de cargas para a subsistência de cada um de nós. Pretendemos iniciar um processo de conscientização da necessidade de conviver com o transporte de cargas para o bem de toda a sociedade e economia”, disse o presidente da entidade na época.

Nesse vídeo, a federação fala em “sumir com caminhões” e em “caos para todo lado”, narrando em detalhes as consequências de uma paralisação de caminhoneiros durante cinco dias.

Em nota, o presidente da federação, Flavio Benatti, afirmou que a intenção do vídeo é a “conscientização da população sobre a importância do transporte rodoviário de cargas”.

“A Fetcesp esclarece que não apoia e tampouco incentiva qualquer tipo de paralisação das atividades de transporte rodoviário de cargas. A notícia da abertura de investigação da Fetcesp pelo Cade em virtude de vídeo divulgado pela entidade, mostra apenas parte do vídeo o que distorce o sentido da mensagem nele contida e que se pretende passar ao público em geral (…) Este foi o primeiro vídeo da campanha que se justifica em razão das restrições ao tráfego de caminhão.
Daí a importância de mostrar o seu papel relevante no abastecimento das cidades.”, apontou a nota.

O vídeo

Um dos trechos do vídeo diz: “Então, os caminhões são o problema? Vamos sumir com eles por apenas cinco dias!”

Em seguida, o locutor narra as consequências de um período de cinco dias sem caminhões circulando:
“Já no primeiro dia, você vai perceber que não foi uma boa ideia . Alimentos frescos, essenciais, esgotam nos mercados. Cartas se acumulam.”

No segundo dia, de acordo com o vídeo, “restaurantes reduzem seus menus, obras param por falta de materiais e as farmácias ficam sem medicamentos”.

O vídeo diz que no terceiro dia “postos de gasolina já não têm combustível para vender. No campo, as produções estão estragando porque não há transporte”.

No quarto dia, afirma o locutor, “os aeroportos são fechados pois, sem combustível, os aviões não podem decolar. Lixo se acumula por toda a cidade, indústrias de vários segmentos não conseguem produzir por falta de insumos”.

O narrador do vídeo então relata a situação no que seria o último dos cinco dias sem caminhões:
“Agora, no quinto dia sem caminhões, o caos está por todo lado. A sociedade entra em colapso, não há transporte público, hospitais e escolas. As pessoas não conseguem seguir sua rotina”.

Ao final, o vídeo destaca a importância do transporte de carga: “Muitas vezes reclamamos dos veículos de carga nas estradas e nas cidades mas esquecemos que eles são as células que transportam tudo que é vital para termos a vida com que estamos acostumados – tecnologia, saúde, alimentos e tudo mais que você possa pensar em algum momento precisará ser transportado por nossas cidades e rodovias”.

Segundo o narrador, “estudos logísticos definem qual a maneira mais eficiente de fazer o transporte de cada item para que o serviço de entrega atenda às necessidades da sociedade”.

“Acredito que você nunca tinha parado para pensar na importância que o transporte de cargas tinha na sua vida, não é mesmo? Então, lembre-se sempre: tudo passa pelo transporte de cargas”, diz o texto.

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https://www.osul.com.br/o-conselho-administrativo-de-defesa-economica-incluiu-os-principais-lideres-dos-caminhoneiros-em-investigacao/ O Conselho Administrativo de Defesa Econômica incluiu os principais líderes dos caminhoneiros em investigação 2018-05-27
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