Quarta-feira, 07 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política O constrangimento no Supremo com ato pró-anistia que vai “parabenizar” o ministro Luiz Fux

Compartilhe esta notícia:

Para evitar mal-estar, Fux chegou a procurar Moraes antes de proferir seu voto sobre a ação de "Débora do Batom".

Foto: Carlos Moura/STF
Para evitar mal-estar, Fux chegou a procurar Moraes antes de proferir seu voto sobre a ação de "Débora do Batom". (Foto: Carlos Moura/STF)

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmaram que existe um constrangimento na corte com o fato de Luiz Fux ser uma das bandeiras adotadas pelos bolsonaristas no ato pela anistia. Depois de ter votado para que a cabeleireira Débora Rodrigues, que pichou de batom a estátua em frente ao STF, recebesse a pena de um ano e seis meses de prisão, Fux passou a ser elogiado e parabenizado pelos organizadores do ato, como o pastor Silas Malafaia e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Integrantes do Supremo afirmam, em reservado, que o fato de um ministro do tribunal ser um dos expoentes da caminhada pela anistia que, indiretamente, ataca as decisões e autonomia da corte, causa desconforto entre boa parte de seus colegas.

Os magistrados relataram que ainda têm dúvidas sobre o que fez Fux rever sua posição em relação às penas para os condenados pelo 8 de janeiro, depois de concordar com o relator dos processos, Alexandre de Moraes, em cerca de 500 casos.

Para evitar mal-estar, Fux chegou a procurar Moraes antes de proferir seu voto sobre a ação de Débora Rodrigues.

A manifestação convocada por Jair Bolsonaro sairá da torre da antena de TV, em Brasília, na região central da cidade. A ideia era que o protesto seguisse até o Congresso Nacional, para pressionar os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre. Uma reunião entre a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e organizadores do ato, porém, acertaram que a caminhada será encerrada antes de chegar à Praça dos Três Poderes, atrás do Congresso.

Duas faixas serão destinadas aos participantes do ato, enquanto outra será reservada para o fluxo dos veículos da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF). As restantes poderão ser utilizadas por motoristas.

Na reunião, os organizadores apresentaram diferentes expectativas de participantes, que variaram entre 2,5 mil e 5 mil pessoas. A previsão é que o ato seja encerrado às 17h30, no mais tardar às 18 horas.

De acordo com o deputado distrital Thiago Manzoni (PL), que participou da reunião da SSP-DF, os representantes da segurança pública do DF pediram apoio dos organizadores para transmitir as informações dos representantes do governo da capital federal.

“O principal pedido dos organizadores é que sejam respeitadas essas duas faixas que estarão bloqueadas, para que o trânsito não seja prejudicado e que os manifestantes atendam a todos os pedidos das forças de segurança. Eles [membros da segurança pública] pediram parceria dos organizadores, o que foi pronto atendido pelo pessoal da organização, no sentido de transmitir as informações dos pedidos das forças de segurança”, disse Manzoni. Com informações do blog da Bela Megale, no jornal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deputada pede ao Supremo o afastamento do presidente da CBF
Fraudes no INSS: ministro assinou emenda adiando controle de descontos após pedido de entidades suspeitas
https://www.osul.com.br/o-constrangimento-no-supremo-com-o-ato-pela-anistia-que-vai-parabenizar-o-ministro-luiz-fux/ O constrangimento no Supremo com ato pró-anistia que vai “parabenizar” o ministro Luiz Fux 2025-05-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar