Domingo, 16 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias O DMLU iniciou um mutirão especial de limpeza da orla do Guaíba

Compartilhe esta notícia:

Baixo nível da água deixa mais resíduos expostos na margem. (Foto: Rafaela Redin/SMSUrb/PMPA)

Às 8h desse sábado, o DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) iniciou um mutirão especial de limpeza da orla do Guaíba, Em Porto Alegre. O serviço contemplou as imediações do anfiteatro Pôr do Sol (bairro Praia de Belas) e deve prosseguir pelos próximos dias, segundo informações da SMSurb (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos).

A operação foi motivada pelo recuo na água, devido à falta de chuvas (interrompida pelo temporal do fim da tarde), que levou resíduos acumulados a ficarem expostos. Ao todo, participaram da iniciativa 20 garis, com o auxílio de um caminhão truck e de uma retroescavadeira. O material recolhido será encaminhado a o aterro sanitário, localizado em Minas do Leão, cerca de 100km da Capital.

Questão de mentalidade

“Em todo verão, quando o nível do Guaíba recua, fica exposta essa enorme quantidade de lixo, que não chega aqui por acaso, mas pelas mãos de pessoas que não se preocupam com o ambiente e descartam irregularmente os resíduos, desde as redes pluviais nas ruas, que chegam aos cursos de água, até as próprias margens dos arroios e do nosso manancial”, lamentou o titular da pasta, Ramiro Rosário.

O diretor-geral do DMLU, René Machado de Souza, reiterou que as equipes fazem a limpeza diária das margens do Guaíba, seis dias por semana (segunda-feira a sábado), removendo toneladas de resíduos, mas a baixa no nível das águas faz com que um grande volume material antes escondido pela água fique aparente: “Esses momentos de estiagem mostram o descaso da população’.

Ainda de acordo com Souza, a limpeza rotineira da orla conta com pelo menos 30 trabalhadores. Eles atuam em equipes logisticamente divididas entre as regiões Centro, Sul e Extremo-Sul de Porto Alegre.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Um adolescente de Porto Alegre morreu afogado em local proibido para banho em Imbé
Já classificado para as semifinais do Gauchão, o Grêmio encara neste domingo o Aimoré em São Leopoldo
https://www.osul.com.br/o-dmlu-iniciou-um-mutirao-especial-de-limpeza-na-orla-do-guaiba/ O DMLU iniciou um mutirão especial de limpeza da orla do Guaíba 2020-02-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar