Domingo, 16 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de fevereiro de 2020
Às 8h desse sábado, o DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) iniciou um mutirão especial de limpeza da orla do Guaíba, Em Porto Alegre. O serviço contemplou as imediações do anfiteatro Pôr do Sol (bairro Praia de Belas) e deve prosseguir pelos próximos dias, segundo informações da SMSurb (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos).
A operação foi motivada pelo recuo na água, devido à falta de chuvas (interrompida pelo temporal do fim da tarde), que levou resíduos acumulados a ficarem expostos. Ao todo, participaram da iniciativa 20 garis, com o auxílio de um caminhão truck e de uma retroescavadeira. O material recolhido será encaminhado a o aterro sanitário, localizado em Minas do Leão, cerca de 100km da Capital.
Questão de mentalidade
“Em todo verão, quando o nível do Guaíba recua, fica exposta essa enorme quantidade de lixo, que não chega aqui por acaso, mas pelas mãos de pessoas que não se preocupam com o ambiente e descartam irregularmente os resíduos, desde as redes pluviais nas ruas, que chegam aos cursos de água, até as próprias margens dos arroios e do nosso manancial”, lamentou o titular da pasta, Ramiro Rosário.
O diretor-geral do DMLU, René Machado de Souza, reiterou que as equipes fazem a limpeza diária das margens do Guaíba, seis dias por semana (segunda-feira a sábado), removendo toneladas de resíduos, mas a baixa no nível das águas faz com que um grande volume material antes escondido pela água fique aparente: “Esses momentos de estiagem mostram o descaso da população’.
Ainda de acordo com Souza, a limpeza rotineira da orla conta com pelo menos 30 trabalhadores. Eles atuam em equipes logisticamente divididas entre as regiões Centro, Sul e Extremo-Sul de Porto Alegre.
(Marcello Campos)