Domingo, 28 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias O Facebook vai avisar quem interagiu com informações falsas sobre o coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Nova ferramenta da rede social pretende evitar boatos e vai direcionar usuários para base de dados checados pela OMS. (Foto: Reprodução)

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (16) uma nova ferramenta para evitar o compartilhamento de informações falsas do coronavírus. Usuários que tiverem interação em postagens com boatos sobre a pandemia serão notificados.

De acordo com a rede social, o sistema de avisos começará a funcionar nas próximas semanas. “Queremos conectar pessoas, que possam ter interagido com informações prejudiciais ​​sobre o vírus, com a verdade de fontes oficiais”, disse a empresa, em um comunicado oficial.

O Facebook também vai conectar as pessoas com informações checadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que mostram uma lista de mensagens falsas, incluindo as que já foram tiveram a publicação removida.

Um relatório da ONG Avaaz (organização  não-governamental), que combate a desinformação nas redes sociais, mostrou que 100 exemplos dessas mensagens falsas no Facebook foram replicadas 1,7 milhão de vezes e tiveram 117 milhões de visualizações em 6 idiomas analisados.

“Agir contra a desinformação sobre o coronavírus pode salvar vidas neste exato momento, mas essa medida é apenas o primeiro passo. As pessoas expostas a desinformação sobre sarampo, conteúdo antivacina ou desinformação política também merecem ser protegidas”, afirmou Flora Rebello Arduini, coordenadora de campanhas Avaaz, em comunicado.

Medidas no Instagram

No final do mês de março, a empresa também anunciou mudanças no Instagram para o combate ao coronavírus: qualquer procura pelos termos “coronavírus” ou “Covid-19” vai resultar em uma mensagem educacional, com conexão a informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de ministérios da saúde locais.

O Instagram disse que também iria começar a remover da seção de perfis recomendados aqueles que forem relacionados ao Covid-19. Alguns conteúdos que tratem da doença seriam removidos da aba “Explorar”, a menos que sejam de organizações de saúde confiáveis.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Sem autorização da Venezuela para pouso, missão para repatriar brasileiros pode ser cancelada
Para conter a crise financeira gerada pela pandemia, a prefeitura de Porto Alegre decidiu suspender e reduzir contratos com fornecedores
https://www.osul.com.br/o-facebook-vai-avisar-quem-interagiu-com-informacoes-falsas-sobre-o-coronavirus/ O Facebook vai avisar quem interagiu com informações falsas sobre o coronavírus 2020-04-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar